Qualidade do serviço em programas públicos de esporte e atividade física na esfera municipal : a relevância de um instrumento de avaliação
Resumo
Resumo: Referenciais teóricos sobre políticas públicas destacam a importância da fase de avaliação no ciclo político, buscando uma reflexão sobre procedimentos de execução e cumprimento das ações governamentais. Deve-se considerar como programas podem ser acompanhados e como mensurar utilidade e benefícios da intervenção pública, podendo sistematizar informações e gerar dados sobre o desempenho dos mesmos. Esse processo permite que gestores efetivem ações com base em resultados gerados, podendo mencionar a correção e prevenção de possíveis falhas ou reconhecimento de barreiras que podem coibir o sucesso de uma política pública (TAGLIARI et al., 2020; MEZZADRI et al., 2020; CHEN, 2018; WU et al., 2014; DIAS; MATOS, 2012; FREY, 2000). Esta pesquisa teve por objetivo sistematizar um processo de avaliação da qualidade do serviço em programas públicos de esporte e atividade física para fornecer elementos que subsidiem processos de gestão. Os objetivos específicos foram: caracterizar política pública e qualidade do serviço no âmbito do esporte e da atividade física; identificar elementos e escalas da qualidade do serviço que cooperem no processo de desenvolvimento e aprimoramento de programas públicos de esporte e atividade física na esfera municipal; adaptar um modelo de medida para avaliar indicadores da qualidade do serviço em programas públicos de esporte e atividade física. Os resultados apontaram que no Brasil 72% dos municípios não realizam processos de avaliação de sua política pública esportiva. Com esses dados foi possível compreender aspectos relativos à realização, e indicadores que balizam, ou deveriam balizar, um sistema de avaliação da política esportiva municipal. Adaptou-se um instrumento de pesquisa com elementos para colher informações sobre a percepção dos destinatários das políticas públicas. Buscou-se destacar elementos vinculados à realidade encontrada em programas públicos de esporte e atividade física de modo a fornecer elementos para subsidiar processos de gestão e melhoria das ações. Foram selecionadas as dimensões da qualidade do serviço: "Qualidade do Programa", "Qualidade Funcional", "Qualidade da Interação entre Usuário", "Qualidade Estética" e "Qualidade do Resultado". Os resultados permitem concluir que: as dimensões estudadas demonstraram consonância com os programas, e são itens de grande importância para os participantes; elementos mais sensíveis na análise estão relacionados às questões estruturais. Além disso, uma boa percepção da qualidade do serviço está relacionada aos interesses dos participantes, daí a importância de realizar avaliações com constância; por fim, a interpretação dos dados a luz da Teoria Importância-Desempenho permite compreender a percepção dos usuários com relação à organização que oferece o serviço, de modo a identificar o que faz sentido e assim mensurar suas ações; permite ainda administrar recursos e traçar estratégias mais efetivas para a manutenção das políticas públicas. Nesse contexto, a melhoria da qualidade dos serviços ofertados para a comunidade incumbe um importante papel na busca de novas ideias e ações gerenciais, proporcionando um serviço mais conveniente às expectativas dos participantes, focando em ações de melhoria e implementação no público principal. Compreender que a opinião do usuário é parte fundamental da manutenção de programas, legitima os processos de avaliação e fortalece as ações de esporte e atividade física nos municípios. Abstract: Theoretical references for public policies stand out in the political evaluation phase, seeking a reflection on the execution procedure and request of government project proposals. Consideration should be given to how programs can be monitored and how to measure the usefulness and benefits of public intervention, being able to systematize information and generate data on their performance. This process allows managers to carry out the results generated and may include public actions to correct and prevent failures (TAGLIARI et al., 2020; MEZZADRI al., 2020; CHEN, 2018; WU et al., 2014; DIAS; MATOS, 2012; FREY, 2000). The present research aimed to systematize a process of evaluation of the service quality in public programs of sports and physical activity to provide factors that subsidize the management processes. The specific objectives were: to characterize public policy and service quality in the context of sport and physical activity, identify elements and scales of service quality that cooperate in the process of developing and improving public programs for sport and physical activity at the municipal level; adapted a measurement model to assess service quality indicators in public sports and physical activity programs. The results showed that in Brazil, 72% of the public policy municipalities do not process the evaluation of their sports policy. With the data, the way to understand the aspects related to the realization, and the indicators of beacon, a municipal evaluation system began. A research instrument was then adapted with elements to collect information on the perception of the recipients of public policies. In this process, we sought to highlight elements linked to the reality found in public sports and physical activity programs to provide elements to support management processes and the improvement of actions. The dimensions of service quality were selected: "Program Quality", "Functional Quality", "Quality of User Interaction", "Aesthetic Quality" and "Result Quality". The results allow us to conclude that: the dimensions studied demonstrated consonance with the programs, and are items of great importance to the participants; more sensitive elements in the analysis are related to structural issues. In addition, a good perception of service quality related to the interests of the participants, therefore the importance of carrying out evaluations regularly; finally, the interpretation of the data in the light of the Importance-Performance Theory allows us to understand the users' perception concerning the organization that offers the service, to identify what makes sense and thus measure their actions; it also allows managing resources and devising more effective strategies for the maintenance of public policies. In this context, improving the quality of services offered to the community plays an essential role in the search for new ideas and managerial actions, providing a service that is more convenient to the participants' expectations, focusing on improvement and implementation actions in the main audience. Understanding that the user's opinion is a fundamental part of the maintenance of programs, it legitimizes the evaluation processes and strengthens the actions of sports and physical activity in the municipalities.
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