Mostrar registro simples

dc.contributorSantos, Mariana Rudnick dospt_BR
dc.contributor.advisorValle, Pablo Deivid, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Industrial 4.0pt_BR
dc.creatorSilva, Juliana da Costa Mattospt_BR
dc.date.accessioned2024-02-09T13:30:37Z
dc.date.available2024-02-09T13:30:37Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79870
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Pablo Deivid Vallept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia Industrial 4.0.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Atualmente, 15% dos gases do efeito estufa provêm da produção de alimentos de origem animal. Ademais, a produção de 200 mL de leite bovino consome 120L de H2O e emite 0,6kg de CO2. Hoje, o mercado de bebidas vegetais ainda não é acessível, com preços altos, média de R$18,00/L de leite vegetal, e baixa variedade de produtos. Uma pesquisa conduzida por nós em maio/2020, com mais de 300 respostas, destacou que pessoas que buscam práticas mais saudáveis e visam a sustentabilidade são grandes potenciais consumidoras de bebidas vegetais, representando 60% das respostas. Além disso, uma pesquisa do IBOPE conduzida em abril/2018 revelou que 60% dos brasileiros consumiriam mais produtos veganos se esses tivessem preços similares aos de produtos de origem animal. Casos como os da Beyond Meat, empresa de produtos veganos que teve crescimento de 120% no 2Q/2020, e a criação da VEGN ETF, que rendeu US$18mi em ativos até maio deste ano, apontam uma tendência mercadológica desses produtos. A NutriAvena surgiu a partir dessas dores, com uma proposta de produção de uma bebida vegetal à base de aveia, de formulação saudável e mais natural, a um preço mais justo. Para viabilizar a produção, foram realizados mais de 30 testes para determinação e otimização de ingredientes e auxiliares de processo do leite vegetal a ser produzido. Além disso, pesquisas de mercado e pesquisas de feedback foram conduzidas, que ajudaram a sustentar o mercado disponível na região de Curitiba, para esse tipo de produto, principalmente com o exponencial crescimento do mercado vegano e Curitiba sendo uma das capitais mais adeptas a esse mercado.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo - Inovaçãopt_BR
dc.subjectVeganismo - Brasilpt_BR
dc.subjectLeitept_BR
dc.subjectAveiapt_BR
dc.titleCriação da empresa nutriavenapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples