Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGomide, Paula Inez Cunhapt_BR
dc.contributor.authorFeijó, Caio da Fonsecapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-24T18:43:36Z
dc.date.available2022-10-24T18:43:36Z
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79697
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Paula Inez Cunha Gomidept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 74-81pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Psicologia da Infância e da Adolescênciapt_BR
dc.description.abstractResumo: Os estudos sobre comportamento anti-social aprendido sugerem que a sua base pode estar nos fatores: familiar, grupo de amigos, nível comunitário e escolar (Stoff, Breiling e Maser, 1997; Bandura e Inesta, 1975; Kazdin e Buela-Casal, 1997; e Hawkins, Arthur e Olson, 1997). Este trabalho dedica especial atenção ao fator escolar, notadamente na relação professor/aluno. Foi desenvolvido em 2000, um treinamento de habilidades sociais/comportamentais com carga total de 24 h, a três professoras regentes de uma escola pública municipal de Curitiba, que atendem alunos de três classes da 4a série do Ensino Fundamental (n 64), objetivando a redução de comportamentos anti-sociais e aumento de comportamento pró-sociais dos referidos alunos. Os alunos foram filmados em sala de aula em pré e pós-teste, assim como também foi gravado o áudio das professoras nesses dois momentos. Não se confirmou a hipótese de que as professoras ampliariam a técnica de reforçamento positivo junto aos alunos, no entanto, demonstraram uma sensível redução no comportamento de ameaça e punição, apoiando a hipótese de que o treinamento reduziria tais comportamentos. Não houve redução de comportamentos anti-sociais dos alunos em pós-teste (t= 0,64; p= 0,522), porém houve aumento estatisticamente significativo de comportamentos pró sociais em pós-teste (t=3,25; p=0,002), após o treinamento das professoras.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The studies about learned unsocial behavior suggest that its background may be found in the following factors: familiar, groups of friends, community and school level (Stoff, Breiling and Maser, 1997; Bandura and Inesta, 1975; Kazdin and Buela-Casal, 1997; e Hawkins, Arthur and Olson, 1997). Our research dedicates special attention to the school level, mostly to the teacher/student relationship. In the year 2.000 a training of social and behavior abilities was developed totalizing 24 hours with three public school teachers in Curitiba, who taught to three classes of the fourth grade of the elementary school (n 64), objectifying the reduction of unsocial behavior the increase of the students pro social behavior. The students were filmed twice in their classrooms, before and after test, and the audio of their teachers was recorded during these two occasions. The hypotheses that the teachers would amplify a positive reinforcement technique with their pupils wasn’t confirmed. However a significant change in the teachers' behavior concerning the threatening and punishment toutards their studants was observed, giving support to the hypotheses that the related training would reduce the students'unsocial behavior. There was no reduction in the students'unsocial behavior after the tests (t=0,64; p=0,522), but there was a statistically significant increase in students pro social behavior (t=3,25; p=0,002) after the teachers'training.pt_BR
dc.format.extent81 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectViolencia escolarpt_BR
dc.subjectDisturbio da personalidade anti-socialpt_BR
dc.subjectProfessores - Atitudespt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleEfeitos do treinamento de professores em comportamentos anti-sociais dos alunospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples