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dc.contributor.advisorValle, Pablo Deivid, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Industrial 4.0pt_BR
dc.creatorSilva, Wesley Batista dapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-09T14:49:56Z
dc.date.available2024-02-09T14:49:56Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79365
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Pablo Deivid Vallept_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia Industrial 4.0.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Sabe-se que o custo para participar do automobilismo sempre foi muito elevado. Competir nessa modalidade de esporte envolve gastar com carro, equipamentos, viagens, vestuário, treinamentos e hoje, com o avanço da tecnologia, é possível aplicar novos dispositivos que podem auxiliar tanto na eficiência quanto na minimização desses custos. Atualmente já se encontra disponível simuladores de realidade virtual que possuem ótimos gráficos e com a ajuda de óculos de realidade virtual, tornam qualquer experiência muito real. Esses dispositivos já são utilizados na indústria para treinamentos específicos em maquinários, apresentando boa aplicabilidade e bons resultados. Assim, julga-se que é possível trazer essa vivência para a área do automobilismo, visto que são setores com certa similaridade e que, se já há resultados comprovados na área industrial, com certeza seria possível atingir ótimos resultados na área automobilística. Sendo assim, o objetivo principal deste trabalho é estudar a aplicação da realidade virtual (RV) no treinamento de pilotos no mundo do automobilismo e para isso foi realizado estudos através do cruzamento de dados e análise de artigos e pesquisas dentro do tema, estreitando a relação entre a utilização da realidade virtual dentro da indústria e o uso dessa tecnologia no treinamento de pilotos do automobilismo, mostrando os benefícios que seriam adquiridos e como seria possível melhorar os resultados tanto de habilidade quanto de custo dentro dessa categoria. A partir da coleta de informações, observou-se que o uso de RV em treinamento já é real, embora em pequena escala e limitado a empresas que iniciaram recentemente o uso e também estudos de desenvolvimento técnico em universidades. Percebe-se que o desenvolvimento de aplicações desta tecnologia atualmente é principalmente no campo de aumento da produção, redução de custos e até mesmo proteção ambiental, e nesse trabalho, é explorado esta tecnologia especificamente no benefício para o treinamentos de pilotos automotivos. Chegou-se à conclusão que a realidade virtual traz benefícios, como segurança, flexibilidade, aumento de habilidades, além da grande redução dos custos para a área automobilística, onde, para as equipes esportivas estima-se uma economia de 70% na utilização de simuladores de RV em dias de treinos, de acordo com o exemplos vistos neste trabalho, tendo um desfecho positivo e que trará ótimos resultados com sua aplicação.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.subjectPilotos de corridas de automóveispt_BR
dc.titleProposta de aplicação da realidade virtual para treinamento de pilotos no automobilismopt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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