SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE COMPOSTAGEM E BIODIGESTÃO NA ESCOLA
dc.contributor.author | Walewski, Alecksey | |
dc.contributor.author | Ono, Lucy | |
dc.date.accessioned | 2022-10-07T17:42:42Z | |
dc.date.available | 2022-10-07T17:42:42Z | |
dc.date.issued | 2022-10-07 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/79312 | |
dc.description.abstract | Esta proposta de sequência didática tem o intuito de promover a reflexão pelos estudantes sobre a relevância dos microrganismos, sua diversidade, importância e usos, suas ações benéficas, com enfoque nas aplicações biotecnológicas. Como ferramenta de instrumentalização é utilizado o método de ensino por investigação. Utilizando essa sequência, a meta é que os discentes busquem evidências do metabolismo celular, com a decomposição da matéria orgânica, relacionado a processos metabólicos anaeróbios e aeróbios por bactérias, fungos e protistas. O problema a ser instigado aos estudantes é a observação da decomposição da matéria orgânica, pela ação de microrganismos com o auxílio de composteiras e/ou biodigestores anaeróbios construídos com materiais de baixo custo e/ou recicláveis. | pt_BR |
dc.format.medium | 8 páginas | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Documento pdf | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | compostagem; biodigestão; sequência didática; ensino médio | pt_BR |
dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE COMPOSTAGEM E BIODIGESTÃO NA ESCOLA | pt_BR |
dc.type | Text | pt_BR |
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Modelos sintéticos na medicina veterinária [363]
desenvolvimento de modelos/ protótipos/ simuladores utilizados na medicina veterinária para o aprendizado dos estudantes