• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Agrárias
    • MBA em Projetos Sustentáveis e Inovações Ambientais
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Agrárias
    • MBA em Projetos Sustentáveis e Inovações Ambientais
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Consciência ecológica no comportamento do consumidor catarinense

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - FERNANDA CABREIRA DE OLIVEIRA.pdf (1.031Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Oliveira, Fernanda Cabreira de, 1992-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Nas últimas décadas, a preocupação ambiental vem tendo influência nos hábitos e consumos dos brasileiros. Para verificar essas influências, este estudo tem por objetivo analisar a consciência ecológica de consumidores catarinenses, por meio de questionário utilizando a escala proposta por Straughan e Roberts sobre o Comportamento do Consumidor Ecologicamente Consciente (Ecologically Conscious Consumer Behavior – ECCB) e a proposta de Bertolini e Possamai). O questionário utilizou o método de amostragem por conveniência e tipicidade, definindo o público-alvo como pessoas maiores de 18 anos e residentes em Santa Catarina. Este foi divulgado em diferentes meios de comunicação online e aplicado durante o período de fevereiro a março de 2021, resultando em 234 respondentes. Os dados foram submetidos à estatística descritiva, seguida da análise de adequação da amostra, por meio dos métodos Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e esfericidade de Bartlett. Posteriormente realizou-se Análise Fatorial de Componentes Principais, teste Alfa de Cronbach e Análise de Regressão. Foi possível considerar o público-alvo desta pesquisa consciente em relação ao meio ambiente e com um potencial consumidor ecologicamente correto. Pelo método de correlação de Pearson, pode-se verificar que o marketing verde tem influência de forma moderada a positiva 54% no consumidor catarinense. Há ainda a percepção de que os produtos verdes não são vistos como estratégia de venda; que falta costume nos consumidores em ler os rótulos dos produtos; e há uma lacuna nas informações disponíveis sobre os produtos verdes. Foi possível identificar que os fatores independentes produtos, hábitos domésticos e reciclagem e reutilização explicam aproximadamente 64% da variável dependente Consciência Ecológica. Notou-se que 82% dos respondentes estão dispostos a pagar a mais por estes produtos, porém, o nível de consciência ecológica não influenciou diretamente na disposição dos respondentes a arcarem um investimento maior por produtos sustentáveis, isto significa que até mesmo alguns consumidores que não praticam costumes e hábitos mais ecológicos escolhem pagar a mais por produtos ecologicamente sustentáveis.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/78981
    Collections
    • MBA em Projetos Sustentáveis e Inovações Ambientais [50]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV