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dc.contributor.advisorAvila, Astrid Baeckerpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.creatorVargas, Pauline Iglesiaspt_BR
dc.date.accessioned2023-10-03T18:20:00Z
dc.date.available2023-10-03T18:20:00Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78960
dc.descriptionOrientadora: Astrid Baecker Avilapt_BR
dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física.pt_BR
dc.description.abstractResumo : A Ginástica Rítmica (GR) é uma modalidade desportiva que proporciona beleza e leveza dos movimentos corporais aos seus participantes. A GR baseia-se na flexibilidade e coordenação dos movimentos corporais naturais com os movimentos dos aparelhos. Com o passar dos anos a Ginástica Rítmica encanta mais meninas. Com sua difusão pelo Brasil a partir da década de 80, o desporto encontra-se presente em quase todos os estados do país. Porém, nota-se que o professor de Educação Física assumiu o papel de treinador, preocupando-se unicamente com o rendimento dos praticantes e deixando de lado o atendimento geral da criança. A GR competitiva é uma atividade que visa a obtenção de resultados e conquistas de medalhas, é na sua essência discriminatória, onde apenas os talentos são valorizados (SOUZA, 1997, p. 14). Acreditamos que há uma necessidade, acima de tudo, de educar através das aulas de Educação Física e, neste caso, nas aulas de Ginástica Rítmica. A modalidade organizada de acordo com as possibilidades dos praticantes, em qualquer ambiente de intervenção prática (Escolas, Clubes, associações, Espaços Alternativos) deve cooperar para a formação integral do praticante, tomando-o consciente de suas possibilidades e dando-lhe segurança física, psíquica e social, pela prática de movimentos rítmicos naturais em todas as suas possibilidades de variações no tempo, espaço, dinâmica, ritmo, expressão. Portanto, durante o desenvolvimento do trabalho, foi levantado o seguinte problema: Quais as influências da Ginástica Rítmica no processo formativo da criança praticante? Para compor o trabalho foi executada uma pesquisa de campo em instituições de Curitiba que oferecem a modalidade em questão, sem caráter competitivo, dentre elas: um estabelecimento público e dois particulares. Os sujeitos da pesquisa foram 42 pais de crianças praticantes de Ginástica Rítmica de cunho não competitivo. Dentre os pais pesquisados 93% identificaram que a Ginástica Rítmica contribuiu positivamente para a formação de sua filha.pt_BR
dc.format.extent28 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationTambém disponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectGinastica ritmicapt_BR
dc.titleAs influências da prática da ginástica rítmica na formação da criançapt_BR
dc.typeTCC Graduaçãopt_BR


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