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    As influências da prática da ginástica rítmica na formação da criança

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    PAULINE PEIXOTO IGLESIAS.pdf (725.2Kb)
    Data
    2003
    Autor
    Vargas, Pauline Iglesias
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : A Ginástica Rítmica (GR) é uma modalidade desportiva que proporciona beleza e leveza dos movimentos corporais aos seus participantes. A GR baseia-se na flexibilidade e coordenação dos movimentos corporais naturais com os movimentos dos aparelhos. Com o passar dos anos a Ginástica Rítmica encanta mais meninas. Com sua difusão pelo Brasil a partir da década de 80, o desporto encontra-se presente em quase todos os estados do país. Porém, nota-se que o professor de Educação Física assumiu o papel de treinador, preocupando-se unicamente com o rendimento dos praticantes e deixando de lado o atendimento geral da criança. A GR competitiva é uma atividade que visa a obtenção de resultados e conquistas de medalhas, é na sua essência discriminatória, onde apenas os talentos são valorizados (SOUZA, 1997, p. 14). Acreditamos que há uma necessidade, acima de tudo, de educar através das aulas de Educação Física e, neste caso, nas aulas de Ginástica Rítmica. A modalidade organizada de acordo com as possibilidades dos praticantes, em qualquer ambiente de intervenção prática (Escolas, Clubes, associações, Espaços Alternativos) deve cooperar para a formação integral do praticante, tomando-o consciente de suas possibilidades e dando-lhe segurança física, psíquica e social, pela prática de movimentos rítmicos naturais em todas as suas possibilidades de variações no tempo, espaço, dinâmica, ritmo, expressão. Portanto, durante o desenvolvimento do trabalho, foi levantado o seguinte problema: Quais as influências da Ginástica Rítmica no processo formativo da criança praticante? Para compor o trabalho foi executada uma pesquisa de campo em instituições de Curitiba que oferecem a modalidade em questão, sem caráter competitivo, dentre elas: um estabelecimento público e dois particulares. Os sujeitos da pesquisa foram 42 pais de crianças praticantes de Ginástica Rítmica de cunho não competitivo. Dentre os pais pesquisados 93% identificaram que a Ginástica Rítmica contribuiu positivamente para a formação de sua filha.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/78960
    Collections
    • Bacharelado [289]

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