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dc.contributor.advisorBulgacov, Yara Lúcia Mazziottipt_BR
dc.contributor.authorTaques, Edison Luís de Paulapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-27T19:45:55Z
dc.date.available2022-09-27T19:45:55Z
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78940
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Yara L. M. Bulgacovpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Infância e da Adolescênciapt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 127-129pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Psicologia da Infância e da Adolescênciapt_BR
dc.description.abstractResumo: Considerando que é na atividade prática e na ação social que são configuradas a subjetividade e identidade dos sujeitos, sob que formas estas categorias apresentam-se no processo de inserção de adolescentes no mundo do trabalho? Esta dissertação de mestrado aborda o tema adolescência e trabalho, investigada entre estudantes de um curso técnico profissionalizante. Trata-se de um estudo de caso e pesquisa qualitativa, que utilizou instrumentos expressivos (redações e entrevistas) na coleta de dados e análise de conteúdo (método hermenêutico/dialético) na interpretação. O objetivo foi observar o sujeito adolescente num momento do seu processo de inserção no mundo do trabalho, descrevendo os modos de configuração de sua subjetividade e identidade neste processo. Para isso utilizaram-se teoricamente diversas categorias da Psicologia Social. Concluiu-se que o processo de constituição da subjetividade e identidade dos jovens estudados é mediado pela família e escola no sentido de uma identidade profissional, por outro lado a ausência de outras mediações é obstáculo à consciência dos indivíduos como pertencentes a uma determinada classe e/ou a um projeto político de transformação social.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Considering that it is practice and in action that the subjetivity and the identity of the subjects are configured, how are these categories presented in the process of adolescent insertion in the working world? This MA dissertation (essay) presents the topic adolescence and work, investigated among students of a professionalizing technical course. It's a case-study and qualitative research that used expressive instruments (compositions and interviews) for data gathering and content analysis (hermeutic/dialectic method) in interpretation. The aim was to observe the adolescent subject in a moment of his/her process of insertion in the working world, describing the configuration ways of his/her subjectivity and identy in this process. Several categories of the Social Psychology were used for this purpose. It follows that the analyzed adolescents' process of subjectivity and identy constituion is mediated by family and school in a sense of a professional identy, however, the lack of othes mediations is na obstacle to the individuals as belonging to a determinate class and/or to a project of social transformation.pt_BR
dc.format.extent129 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectOrientação educacional no ensino profissionalpt_BR
dc.subjectEducação para o trabalhopt_BR
dc.subjectPsicologia do adolescentept_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleO estudo da relação subjetiva de adolescentes com o mundo do trabalho numa turma de estudantes de curso profissionalizantept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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