• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016067P0 Programa de Pós-Graduação em Psicologia
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016067P0 Programa de Pós-Graduação em Psicologia
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O estudo da relação subjetiva de adolescentes com o mundo do trabalho numa turma de estudantes de curso profissionalizante

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D - D - EDISON LUIS DE PAULA TAQUES.pdf (5.941Mb)
    Data
    2001
    Autor
    Taques, Edison Luís de Paula
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Considerando que é na atividade prática e na ação social que são configuradas a subjetividade e identidade dos sujeitos, sob que formas estas categorias apresentam-se no processo de inserção de adolescentes no mundo do trabalho? Esta dissertação de mestrado aborda o tema adolescência e trabalho, investigada entre estudantes de um curso técnico profissionalizante. Trata-se de um estudo de caso e pesquisa qualitativa, que utilizou instrumentos expressivos (redações e entrevistas) na coleta de dados e análise de conteúdo (método hermenêutico/dialético) na interpretação. O objetivo foi observar o sujeito adolescente num momento do seu processo de inserção no mundo do trabalho, descrevendo os modos de configuração de sua subjetividade e identidade neste processo. Para isso utilizaram-se teoricamente diversas categorias da Psicologia Social. Concluiu-se que o processo de constituição da subjetividade e identidade dos jovens estudados é mediado pela família e escola no sentido de uma identidade profissional, por outro lado a ausência de outras mediações é obstáculo à consciência dos indivíduos como pertencentes a uma determinada classe e/ou a um projeto político de transformação social.
     
    Abstract: Considering that it is practice and in action that the subjetivity and the identity of the subjects are configured, how are these categories presented in the process of adolescent insertion in the working world? This MA dissertation (essay) presents the topic adolescence and work, investigated among students of a professionalizing technical course. It's a case-study and qualitative research that used expressive instruments (compositions and interviews) for data gathering and content analysis (hermeutic/dialectic method) in interpretation. The aim was to observe the adolescent subject in a moment of his/her process of insertion in the working world, describing the configuration ways of his/her subjectivity and identy in this process. Several categories of the Social Psychology were used for this purpose. It follows that the analyzed adolescents' process of subjectivity and identy constituion is mediated by family and school in a sense of a professional identy, however, the lack of othes mediations is na obstacle to the individuals as belonging to a determinate class and/or to a project of social transformation.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/78940
    Collections
    • Dissertações [284]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV