Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCampos, Wagner dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Educação Física Escolarpt_BR
dc.creatorDagnon, Cristianept_BR
dc.date.accessioned2023-10-03T18:57:37Z
dc.date.available2023-10-03T18:57:37Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78934
dc.descriptionOrientador : Wagner de Campospt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Educação Física Escolarpt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho tentou-se reunir todas as informações sobre os diversos aspectos dos Distúrbios do Déficit de Atenção (ADD), no âmbito da prática da Educação Física, esperando que possa haver uma melhor compreensão do que seja ADD e quais os recursos disponíveis para o seu tratamento além de fornecer novas alternativas para a integração do indivíduo na sociedade. Na estrutura do trabalho, começa-se com um histórico sobre a ADD, onde será contado o progresso da ciência na tentativa que compreender melhor este problema que acompanha a espécie humana desde o seu nascimento, mas que somente começou a ser entendido a menos de 20 anos. Depois, passa-se às características clínicas do ADD, mostrando como se manifestam, quais problemas que causa, como o diagnóstico pode ser feito, quais as características da ADD quando interage com outros problemas; a sua etiologia e o que sabemos sobre o transtorno até o momento. Em seguida, discute-se os diversos tipos de tratamentos que existem e como estes devem ser feitos. Apresenta-se a seguir uma proposta de inclusão de crianças com ADD nas aulas de Educação Física Escolar, defendendo a sua integração na escola normal, alertando sobre a necessidade de conhecimento por parte dos educadores. Conclui-se tudo que foi dito no trabalho, que a prática desportiva auxiiia a criança a desenvolver seus problemas com a lateralidade, mas para que isto seja viável, o professor precisa desenvolver métodos específicos de trabalho dirigidos à criança com esta deficiência.pt_BR
dc.format.extentiv, 49 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationTambém disponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCrianças hiperativaspt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.titleA relação entre prática desportiva e o desenvolvimento psicopedagógico nas crianças hiperativaspt_BR
dc.typeTCC Especializaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples