A relação entre prática desportiva e o desenvolvimento psicopedagógico nas crianças hiperativas
Resumo
Resumo: Neste trabalho tentou-se reunir todas as informações sobre os diversos aspectos dos Distúrbios do Déficit de Atenção (ADD), no âmbito da prática da Educação Física, esperando que possa haver uma melhor compreensão do que seja ADD e quais os recursos disponíveis para o seu tratamento além de fornecer novas alternativas para a integração do indivíduo na sociedade. Na estrutura do trabalho, começa-se com um histórico sobre a ADD, onde será contado o progresso da ciência na tentativa que compreender melhor este problema que acompanha a espécie humana desde o seu nascimento, mas que somente começou a ser entendido a menos de 20 anos. Depois, passa-se às características clínicas do ADD, mostrando como se manifestam, quais problemas que causa, como o diagnóstico pode ser feito, quais as características da ADD quando interage com outros problemas; a sua etiologia e o que sabemos sobre o transtorno até o momento. Em seguida, discute-se os diversos tipos de tratamentos que existem e como estes devem ser feitos. Apresenta-se a seguir uma proposta de inclusão de crianças com ADD nas aulas de Educação Física Escolar, defendendo a sua integração na escola normal, alertando sobre a necessidade de conhecimento por parte dos educadores. Conclui-se tudo que foi dito no trabalho, que a prática desportiva auxiiia a criança a desenvolver seus problemas com a lateralidade, mas para que isto seja viável, o professor precisa desenvolver métodos específicos de trabalho dirigidos à criança com esta deficiência.