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dc.contributor.advisorAlencastro, Lucia Helena, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorNominato, Jean Claudio Sales, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.date.accessioned2022-09-26T15:21:31Z
dc.date.available2022-09-26T15:21:31Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78907
dc.descriptionOrientadora: Lucia Helena Alencastropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho monográfico consiste em analisar o sofrimento mental dos professores do Estado do Paraná em consequência de seus trabalhos. Com um dos principais agentes do processo educativo doente há o comprometimento de todo processo de ensino-aprendizagem. O método de análise é o materialismo histórico dialético e sua perspectiva ontológica. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza bibliográfica e documental que busca compreender a relação trabalho e sofrimento mental, em particular o trabalho docente no atual cenário de neoliberalismo e pandemia da COVID-19. Para isso, utilizamos a categoria trabalho para diferenciarmos o trabalho a partir de um ponto de vista ontológico do trabalho no modo de produção capitalista. Sob os ditames do capital, o trabalho degrada física e psiquicamente a classe trabalhadora. Caracterizamos o trabalho docente e suas precárias condições. Demonstrou-se que a saúde deve ser analisada para além dos aspectos biológicos e que fatores sociais, como o trabalho, podem trazer sofrimento mental. Para isso, consideramos pesquisas já realizadas que retrataram o quadro de exploração e sofrimento mental pelo qual os professores do Estado do Paraná vêm passando antes da pandemia da COVID-19 e analisamos três relatórios técnicos que retratam as condições de trabalho desses professores durante a pandemia. A análise documental desses relatórios técnicos demonstraram que a implantação do ensino remoto sem nenhum treinamento prévio e o aumento da jornada de trabalho tem causado sofrimento mental em grande parte dos professores. A nossa pesquisa apontou que o adoecimento dos trabalhadores docente no Estado do Paraná, embora tenha ampliado, não é resultado exclusivamente dos novos rearranjos do trabalho em decorrência da Pandemia de COVID-19, pois verificamos que esses professores já vinham adoecendo em função da exploração em seus trabalhos. Como resultado, essa pesquisa indica que numa perspectiva ontológica do processo de trabalho e da saúde, o trabalho na sociedade vigente tende, a degradar física e psiquicamente os trabalhadores em geral. O ser social somente poderá desenvolver as suas potencialidades de forma plena, ou seja, ser saudável, quando superarmos esse modo de produção.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (70 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino a distância - Saudept_BR
dc.subjectPrecarização do trabalho docentept_BR
dc.subjectSARS-CoV-2pt_BR
dc.titleReflexões sobre o trabalho e o sofrimento mental de professoras e professores da rede estadual de educação básica do estado do Paraná antes e durante a pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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