dc.contributor.advisor | Alencastro, Lucia Helena, 1970- | pt_BR |
dc.contributor.author | Nominato, Jean Claudio Sales, 1979- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T15:21:31Z | |
dc.date.available | 2022-09-26T15:21:31Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/78907 | |
dc.description | Orientadora: Lucia Helena Alencastro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho monográfico consiste em analisar o sofrimento mental dos professores do Estado do Paraná em consequência de seus trabalhos. Com um dos principais agentes do processo educativo doente há o comprometimento de todo processo de ensino-aprendizagem. O método de análise é o materialismo histórico dialético e sua perspectiva ontológica. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza bibliográfica e documental que busca compreender a relação trabalho e sofrimento mental, em particular o trabalho docente no atual cenário de neoliberalismo e pandemia da COVID-19. Para isso, utilizamos a categoria trabalho para diferenciarmos o trabalho a partir de um ponto de vista ontológico do trabalho no modo de produção capitalista. Sob os ditames do capital, o trabalho degrada física e psiquicamente a classe trabalhadora. Caracterizamos o trabalho docente e suas precárias condições. Demonstrou-se que a saúde deve ser analisada para além dos aspectos biológicos e que fatores sociais, como o trabalho, podem trazer sofrimento mental. Para isso, consideramos pesquisas já realizadas que retrataram o quadro de exploração e sofrimento mental pelo qual os professores do Estado do Paraná vêm passando antes da pandemia da COVID-19 e analisamos três relatórios técnicos que retratam as condições de trabalho desses professores durante a pandemia. A análise documental desses relatórios técnicos demonstraram que a implantação do ensino remoto sem nenhum treinamento prévio e o aumento da jornada de trabalho tem causado sofrimento mental em grande parte dos professores. A nossa pesquisa apontou que o adoecimento dos trabalhadores docente no Estado do Paraná, embora tenha ampliado, não é resultado exclusivamente dos novos rearranjos do trabalho em decorrência da Pandemia de COVID-19, pois verificamos que esses professores já vinham adoecendo em função da exploração em seus trabalhos. Como resultado, essa pesquisa indica que numa perspectiva ontológica do processo de trabalho e da saúde, o trabalho na sociedade vigente tende, a degradar física e psiquicamente os trabalhadores em geral. O ser social somente poderá desenvolver as suas potencialidades de forma plena, ou seja, ser saudável, quando superarmos esse modo de produção. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (70 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância - Saude | pt_BR |
dc.subject | Precarização do trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | SARS-CoV-2 | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o trabalho e o sofrimento mental de professoras e professores da rede estadual de educação básica do estado do Paraná antes e durante a pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |