A percepção do profissional da educação básica diante da sua própria remuneração : uma análise realizada com docentes dos anos iniciais do município de Curitiba
Resumo
Resumo : Qual é a percepção que o profissional da educação básica tem diante da sua própria remuneração? é a pergunta que norteia toda a análise e desenvolvimento da reflexão apresentada nesta monografia, a qual trata-se de uma análise realizada com docentes dos anos inicias do Município de Curitiba/Paraná. Além de documentos oficiais nos fundamentamos em Campos (2002); Romenelli (1984); Souza e Gouveia (2011); Rabelo (2010); Beckenkamp (2000); Mariconi (2008); Pinto (2009); Gatti (2012) e Saviani (1996), para realização desta pesquisa. O trabalho está estruturado em 4 capítulos. Primeiramente, indicamos algumas distinções a respeito de remuneração e salário. Posteriormente, discorremos, na revisão bibliográfica, sobre a histórica desvalorização do trabalho docente periodicamente presente em inúmeros debates e em publicações. Depois, traçamos um breve histórico da remuneração, porém, com enfoque monetário, em confronto com o Piso Salarial Municipal e o Federal. No quarto momento, fazemos referências aos problemas que a baixa remuneração pode agravar tanto na questão de educação, quanto na satisfação profissional. Na etapa seguinte, descrevemos os passos da pesquisa empírica com os docentes da Rede Municipal de Curitiba, para tanto foi utilizado um questionário com uma variação de perguntas, obtendo respostas: abertas, umas escalonadas e outras específicas, utilizamos ainda algumas afirmações, as quais utilizamos a escala de Likert, assim como um espaço para comentários. Com as respostas entrecruzadas levantamos algumas questões e como resultados encontramos pontos em que a remuneração está relacionada coma percepção do docente, assim como em outros esta associação não foi percebida. Acreditamos que o tema mereça ser exaustivamente aprofundado, em futuros estudos. Abstract : What is the perception that the teachers of basic education have towards their own pay? This is the question that drives all the analysis and development of reflection presented in this work, which is in an analysis conducted with teachers of the earliestyears of the Municipality of Curitiba / Paraná. This research was based in Campos (2002); Romenelli (1984); Souza e Gouveia (2011); Rabelo (2010); Beckenkamp (2000); Mariconi (2008); Pinto (2009); Gatti (2012) e Saviani (1996). The work is structured in 4 chapters. First, we indicate some distinctions regarding remunerationand salary. Subsequently, we discus the bibliographic review on the historical devaluation of the teaching work regularly present in numerous discussions and publications. Then we draw a brief history of remuneration, but with monetary approach, in comparison with the Minimum Wage Municipal and Federal. On thefourth time, we do references to the problems that the low pay can aggravate as much matter of education as job satisfaction. In the next step, we describe the steps of empirical research with the teachers of the Municipal Schools of Curitiba for bothwas a questionnaire with a range of questions used, obtaining responses: open, spaced out and some other specific, we still used some statements, which use the Likert scale, as well as a space for comments. With the crossed responses raise some questions and as a result we found points where the remuneration is related tothe perception of teaching staff as well as in others this was not perceived association. We believe that the subject deserves to be thoroughly detailed in future studies.
Collections
- Pedagogia [560]