Sistematização das demandas profissionais do (a) assistente social na Secretaria Municipal de Saúde do município de Guaratuba - PR
Resumo
Resumo: O artigo trata da sistematização de dados e produção de conhecimento sobre os processos interventivos e mediações realizadas pelo serviço social no âmbito da política de saúde município de Guaratuba-Pr . Através da tecnologia de informação e comunicação como instrumentalidade do serviço social buscamos identificar e sistematizar as demandas colocadas ao Serviço Social de forma a reconhecer o volume de atribuições pertinentes a profissão. Os dados analisados apontaram uma sobrecarga de ações que são colocadas verticalmente, impedindo uma ação mais propositiva da profissão, frente ao imediatismo de respostas. O estudo comprovou, portanto, a idéia de que demandas não resolvidas por outros profisisonais ou setores acabam pousando no setor de serviço social, sobrecarregando o (a) profisisonal, impedido-o (a) de desenvolver ações no que tange a garantia aos (as) usuários da saúde enquanto um direito, ou seja, intervenções que favoreçam a participação na gestão da política, avaliação da qualidade dos serviços e que atendam aos principios do Sistema Único de Saúde – SUS Abstract: The article deals with the systematization of data and production of knowledge about the interventional processes and mediations carried out by social services in health policy municipality of Guaratuba -Pr. Through information and communication technology as instrumentality of social work we seek to identify and systematize the demands placed on social work in order to recognize the volume of relevant assignments profession. The analyzed data showed an overload of actions that are placed vertically , preventing a more purposeful action of the profession, against the immediacy of answers . The study showed , so the idea that unresolved demands by other sectors Occuptional or end up landing in the social service sector , overloading the ( a) profisisonal prevented it ( a) to develop actions in relation to the guarantee ( the ) users of health as a right , that is, interventions that encourage participation in the management of policy , assessing the quality of services and meet the principles of the Unified Health System - SUS