Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla-Bona, Elisa Maria, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorAnjos, Elaine Cristina dos, 1990-pt_BR
dc.contributor.authorPereira, Susan Prince, 1991-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-23T14:58:22Z
dc.date.available2022-09-23T14:58:22Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/78872
dc.descriptionOrientador: Elisa Maria Dalla-Bonapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 59-61pt_BR
dc.description.abstractResumo : Estudo de caso sobre a importância da literatura infantil na educação infantil. Observa uma turma de Infantil III, com crianças de dois a quatro anos de uma escola privada de Curitiba. Registra os momentos mais importantes da observação. Registra como é o contato das crianças com os livros na escola. Entrevista professoras do Infantil III. Analisa o planejamento semanal feito pela professora-regente. Observa a intervenção da escola no planejamento. Analisa como é feita a seleção de livros e a organização do espaço para a contação de história. Observa o cantinho da leitura e a caixa livros da sala. Relata os momentos em que são feitas as contações de histórias. Analisa a criação dos livros feitos pelas crianças. Observa o interesse das crianças pela leitura e criação de seus livros. Analisa as atividades que são transformadas em livro. Relata sobre a Feira dos Livros da escola. Analisa o papel do professor como mediador da leitura. Constata a capacidade do professor para despertar o imaginário das crianças e de despertar o gosto pela leitura. Analisa a preparação do professor para contar uma história. Observa a mudança de enredo da história. Relata a interação das crianças com a história. Analisa as diferentes formas de narração, entonação da voz. Observa a apresentação de ilustrações e a introdução de diferentes objetos durante a contação de história. Constata como o uso de diferentes materiais pode contribuir para o desenvolvimento do imaginário, da criatividade, do lúdico e da fantasia dascrianças. Observa a mudança da entonação da voz do professor ao contar uma história. Analisa a concentração e a reação das crianças ao escutar uma história. Analisa os sentimentos que as crianças demonstram. Analisa a identificação das crianças com os personagens das histórias. Constata o despertar do imaginário. Conclui a importância do contato precoce com os livros e a sua eficácia para colaborar com o desenvolvimento intelectual e do imaginário das criançaspt_BR
dc.description.abstractAbstract : Case study on the importance of children's literature in early childhood education. Observes a class of Child III , with children two to four years at a private school in Curitiba . Join the most important moments of observation. Records as the contact of the children with books at school. Interview teachers of Child III. Analyzes the weekly planning done by the teacher - conductor.Notes intervention in school planning. Analyzes how is the selection of books and organizing space for storytelling. Observes the corner reading books and box room. Recounts the times when storytelling stories are made. Examines the creation of books made by the children. Observes children's interest in reading and creating their books. Analyzes activities that are transformed into a book. Reports on the Fair of Books school. Examines the role of the teacher as facilitator of reading. Notes the ability of the teacher to awaken the imagination of children and awaken the taste for reading. Examines teacher preparation to tell a story. Observe the change of story line. Reports the interaction of children with history. Analyzes the different forms of narration, voice intonation . Notes the presentation of graphics and the introduction of different objects during the storytelling. Notes how the use of different materials can contribute to the development of imagination, creativity, playfulness and imagination of children. Noticeable change in the intonation of the teacher's voice to tell a story. Analyzes the concentration and reaction of the children to listen to a story. Analyzes the feelings that children demonstrate. Analyzes the identification of children with the story characters. Notes awakening the imagination. Concludes the importance of early exposure to books and their effectiveness in supportingthe intellectual development of children and the imaginarypt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenil brasileirapt_BR
dc.subjectEducação - Metodologiapt_BR
dc.titleEstudo de caso sobre o trabalho com a literatura infantil com crianças de 2 a 4 anos de idadept_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples