dc.contributor.advisor | Garanhani, Marynelma Camargo, 1967- | pt_BR |
dc.contributor.author | Assunção, Caroline Sara de, 1985- | pt_BR |
dc.contributor.other | Nadolny, Lorena de Fatima | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-15T17:15:47Z | |
dc.date.available | 2022-09-15T17:15:47Z | |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/78675 | |
dc.description | Orientador: Marynelma Camargo Garanhani | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Lorena de Fatima Nadolny | pt_BR |
dc.description | Monografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A presente pesquisa investigou qual a contribuiçao do Projeto de formaçao "Educamovimento: Saberes e praticas na Educaçao Infantil - Licenciar/UFPR" na formaçao de professores de Educaçao Ffsica para atuaçao na Educaçao Infantil. Os pressupostos te6ricos adotados foram: Marcelo Garcia (2008) e Nadolny (2010) sobre o processo de formaçao de professores; Figueiredo (2004, 2008, 2009) e Caparroz (2007) para a formaçao de professores de Educaçao Física e Garanhani (2004, 2008, 2010a, 2010b) e Nadolny (2010) sobre a formaçao de professores de Educaçao Ffsica para a atuaçao na Educaçao Infantil. A coleta de dados envolveu a analise documentai, os momentos de participaçao no Projeto como bolsista e entrevistas com academicos e professores participantes do Projeto no ano de 2010. Estes procedimentos se apoiaram nas orientações de Ludke e André (1986). Após a leitura e organizaçao dos dados coletados o estudo foi sistematizado em tres t6picos de analise: 1) A escolha do projeto: possibilidade deconhecer e compreender a criança. 2) Educaçao Ffsica na Educaçao Infantil: por uma pratica reflexiva. 3) Qual a contribuiçao do projeto para sua formaçao? O que dizem academicos e professores. Foi possfvel identificar através dos dados da pesquisa que participar do Projeto proporciona aos seus integrantes uma pratica docente reflexiva através de ações que integram a teoria e a pratica da docencia na Educaçao Infantil e proporciona a professores em formaçao conhecer e compreender as especificidades educacionais da criança. Assim as ações de formaçao de professores utilizadas pelo Projeto podem contribuir para a formaçao de Professores de Educaçao Ffsica com subsídios necessarios para desenvolver praticas docentes bem - sucedidas na Educaçao Infantil. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação física - Profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação física - Crianças | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | O Projeto Educamovimento : saberes e práticas na educação inflatil - LICENCIAR/UFPR na formação de professores de educação física | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |