O Projeto Educamovimento : saberes e práticas na educação inflatil - LICENCIAR/UFPR na formação de professores de educação física
Visualizar/ Abrir
Data
2010Autor
Assunção, Caroline Sara de, 1985-
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : A presente pesquisa investigou qual a contribuiçao do Projeto de formaçao "Educamovimento: Saberes e praticas na Educaçao Infantil - Licenciar/UFPR" na formaçao de professores de Educaçao Ffsica para atuaçao na Educaçao Infantil. Os pressupostos te6ricos adotados foram: Marcelo Garcia (2008) e Nadolny (2010) sobre o processo de formaçao de professores; Figueiredo (2004, 2008, 2009) e Caparroz (2007) para a formaçao de professores de Educaçao Física e Garanhani (2004, 2008, 2010a, 2010b) e Nadolny (2010) sobre a formaçao de professores de Educaçao Ffsica para a atuaçao na Educaçao Infantil. A coleta de dados envolveu a analise documentai, os momentos de participaçao no Projeto como bolsista e entrevistas com academicos e professores participantes do Projeto no ano de 2010. Estes procedimentos se apoiaram nas orientações de Ludke e André (1986). Após a leitura e organizaçao dos dados coletados o estudo foi sistematizado em tres t6picos de analise: 1) A escolha do projeto: possibilidade deconhecer e compreender a criança. 2) Educaçao Ffsica na Educaçao Infantil: por uma pratica reflexiva. 3) Qual a contribuiçao do projeto para sua formaçao? O que dizem academicos e professores. Foi possfvel identificar através dos dados da pesquisa que participar do Projeto proporciona aos seus integrantes uma pratica docente reflexiva através de ações que integram a teoria e a pratica da docencia na Educaçao Infantil e proporciona a professores em formaçao conhecer e compreender as especificidades educacionais da criança. Assim as ações de formaçao de professores utilizadas pelo Projeto podem contribuir para a formaçao de Professores de Educaçao Ffsica com subsídios necessarios para desenvolver praticas docentes bem - sucedidas na Educaçao Infantil.
Collections
- Licenciatura [1100]