Troca-troca de roupas
Data
2014Autor
Mottin, Luiz Rodrigo
Costa, Jonathan Ferreira da
Anibolete, Renan Costa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Observa-se no cenário atual uma grande política de consumo, induzindo as pessoas a acumular uma grande quantidade de roupas e acessórios. Este consumo excessivo leva as pessoas a comprarem produtos que são usados apenas uma vez ou até mesmo nunca usufruídos, além de surgir um agravante ambiental. Perante a essa realidade em meados dos anos 2000 surgiu nos Estados Unidos a tendência de um único objeto ser utilizado por mais pessoas. Então começaram a surgir feiras de trocas organizadas por pequenos grupos em suas cidades, gerando uma alternativa ao modelo de consumo excessivo. Com o vasto alcance que a internet proporciona utilizaram-se também de blogs e grupos em redes sociais para expandir essa ideia. Com isso objetivou-se realizar uma análise no mundo virtual para identificar se a demanda deste público estava sendo atendida por sistemas facilitadores. Encontraram-se alguns grupos em redes sociais, blogs e um sistema pago, ou seja, nenhum sistema facilitador e gratuito. Sendo assim, priorizou-se o desenvolvimento de um sistema integrado com a rede social Facebook. Para tanto, foi realizado um levantamento das necessidades do público alvo através de reuniões com organizadores de feiras locais e grupos de redes sociais voltadas a essa ideologia de consumo sustentável. Comprometendo-se com o levantamento de requisitos, gerenciamento de projetos, análise e desenvolvimento do sistema, chegou-se ao aplicativo "Troca-Troca de Roupas", integrado ao Facebook, totalmente gratuito, e com grandes estimativas de aceitação, proporcionando confiabilidade, agilidade e segurança nas trocas.