Validação de modelo para treinamento em artroscopia do ombro
Resumo
Resumo: Objetivo: Validar o modelo de baixo custo para treinamento em artroscopia e analisar a aceitação e utilidade do simulador desenvolvido no ensino e treinamento médico. Material e Método: dez acadêmicos do curso de medicina, dez residentes do terceiro ano em ortopedia e dez cirurgiões de ombro com experiencia mínima de 100 artroscopias de ombro realizaram tarefas pré determinadas em um simulador de ombro e repetiam as tarefas após alguns minutos de repouso. As tarefas foram cronometradas e filmadas por imagens externas e internas do modelo. Os parâmetros utilizados foram o tempo para completar as tarefas, quantidade de olhares para as mãos, escore de GOALS (Global Operative Assessment of Laparoscopic Skills) em ambas tentativas. Os critérios foram comparados entre os grupos e intragrupos entre a primeira e segunda tentativa. Uma escala de Likert adaptada foi aplicada aos voluntários abordando as impressões dos indivíduos acerca do simulador e de sua aplicabilidade no ensino médico. Resultados: Na comparação intergrupos, os cirurgiões de ombro tiveram estatisticamente melhores escores e tempos que os demais grupos. Na comparação entre residentes e acadêmicos, apesar de haver diferença, esta não foi significante, na evolução dos escores. Quando as tarefas foram repetidas, todos os grupos tiveram melhora no tempo (p<0,05). No escore de GOALS novamente os cirurgiões de ombro apresentaram escores consistentemente melhores que os demais grupos, mas na comparação entre residentes e acadêmicos não houve diferença. E quando avaliamos a evolução do primeiro para o segundo teste, o grupo de cirurgiões e o grupo de acadêmicos demonstraram evolução (p<0,05). Já o grupo de residentes não foi significante. No quesito de lookdowns houve diminuição do primeiro para o segundo teste em todos os grupos, que não foi estatisticamente significante apenas no grupo dos cirurgiões. Houve consenso em que o simulador é útil no treinamento. Conclusão: O simulador desenvolvido permitiu a diferenciação entre indivíduos com diferentes níveis de treinamento em cirurgia artroscópica. Demonstrou-se capaz de melhorar as habilidades conforme a repetição das tarefas. Foi aceito por 100% dos participantes como uma ferramenta útil no treinamento cirúrgico artroscópico do ombro. Abstract: Objective: To validate the low-cost model for training in arthroscopy and to analyze the acceptance and usefulness of the simulator developed in medical education and training. Method: Ten medical students, ten third-year residents in orthopedics, and ten shoulder surgeons (with experience of at least 100 shoulder arthroscopies) performed predetermined tasks in a shoulder simulator twice. The tasks were timed and filmed from two perspectives (external and arthroscopic). The parameters used were the time to complete the tasks, the number of looks at the hands, and GOALS score (Global Operative Assessment of Laparoscopic Skills) in both attempts. The score was compared among groups and within groups. An adapted Likert scale was answered by the volunteers, addressing the impressions of individuals about the simulator and its applicability in medical education. Results: In the intergroup comparison, shoulder surgeons had statistically better scores and times than the other groups. In the comparison between residents and students, there no significant difference. Evaluating the evolution of the scores, when the tasks were repeated, the group of surgeons had an improvement in time (p<0.05), as well as in the students group. The group of residents had an improvement but without a statistical difference (p=0.08). Looking at the GOALS score, shoulder surgeons had consistently better scores than the other groups, but in the comparison between residents and students, there was no difference. Evaluating the evolution from the first to the second test, the group of surgeons and the group of students had a statistically significant improvement (p<0.05). The group of residents had improvement, but not significant. There was a decrease on the number of lookdowns from the first to the second test in all groups, except for the group of surgeons. There was a consensus that the simulator is useful in training. Conclusion: The developed simulator allowed the differentiation between individuals with different levels of training in arthroscopic surgery. It was able to improve their skills as they repeated tasks. It was accepted by 100% of participants as a useful tool in arthroscopic shoulder surgical training.
Collections
- Teses [127]