Turismo e cinema : uma análise do filme titanic e a motivação pelas viagens de cruzeiros marítimos na contemporaneidade
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Data
2022Autor
Gil, Paloma Frediani Vieitz, 1988-
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Resumo: Turismo e cinema são fontes de lazer importantes para as pessoas. Assim, o presente trabalho teve como objetivo geral analisar como o filme Titanic de 1997 motiva as pessoas a viajarem em cruzeiros marítimos na contemporaneidade. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório com abordagem qualitativa, com uma primeira etapa sendo feita com uma pesquisa de gabinete com base documental e bibliográfica . Em uma segunda etapa foi realizada a coleta de dados obtida por meio de questionários online, que foram tabulados gerando os resultados que contribuíram para a compreensão da temática, tendo como público alvo potenciais turistas e consultores de viagens, que responderam às perguntas por meio da rede social Facebook , do aplicativo de mensagens WhatsApp e por emails. Através dos resultados obtidos foi possível elucidar questões sobre as motivações que levam um indivíduo a viajar nos dias atuais, principalmente em um cruzeiro marítimo. Com isso foi possível chegar a uma proposta de projeto, uma estratégia de marketing de divulgação de um roteiro, por meio de um aplicativo e de folders, que tem como principal finalidade apresentar o legado do Titanic, tanto para os atuais consultores de viagens quanto para os futuros turistas que apreciam cruzeiros marítimos, e motivá-los a conhecer a cidade de Belfast, e a redescobrir o Titanic em um roteiro inspirado pelo navio e pelo cinema. Abstract: Tourism and movies are important sources of leisure for people. Therefore, the present work aimed to analyze how the 1997 movie Titanic motivates people to travel on sea cruises in contemporary times. An exploratory research with a qualitative approach was performed, with a first step done with a desk research based on documents and literature. Data collection was made in a second step, obtained through online questionnaires, which were tabulated, generating the results that contributed to the understanding of the theme. The target audience was potential tourists and travel consultants, who responded to questions through Facebook, WhatsApp and e-mails. With the results obtained, it was possible to elucidate questions about the motivations that lead an individual to travel nowadays, especially on a maritime cruise. With this, it was possible to arrive at a project proposal, a marketing strategy to publicize a roadmap, through an application and folders. Its main purpose is to present the legacy of the Titanic, both to current travelconsultants and to future cruisers, and motivate them to discover the city of Belfast, UK, rediscovering the Titanic in a script inspired by the ship and the movies.
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- Turismo [236]