E-sports e turismo : uma nova oportunidade em Curitiba
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Data
2022Autor
D'Agostin, Geovana Silveira, 1999-
Metadata
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Resumo: Este estudo aborda o desenvolvimento de evento de esporte eletrônico na cidade de Curitiba, com base na análise de eventos já consolidados no mundo dos games. Foi feita uma investigação qualitativa de caráter exploratório em fontes bibliográficas e acampo por meio de questionários e coleta de dados com um organizador de eSport. O problema de pesquisa teve como questão central "Qual a viabilidade de tornar os eventos de eSport em atrativos turísticos no município de Curitiba?" O objetivo geral foi "analisar o interesse do eSport no cenário brasileiro com a perspectiva de elaborar proposta para a inclusão da cidade de Curitiba no calendário desses eventos, visto a sua importância para o turismo". A principal justificativa da proposta considera a importância de se estudar um tipo de esporte que está se popularizando nos últimos anos com a facilidade de acesso e ingresso no mundo da internet e dos jogos eletrônicos, como exemplo o LOL (League Of Legends), sendo que no Brasil o aumento do interesse pelo jogo foi significativo, tendo a final do seu campeonato realizada em grandes palcos como: Maracanãzinho (2014), Allianz Parque Arena (2015), Ginásio do Ibirapuera (2016). Com as informações obtidas foi elaborado um projeto de turismo para a realização do evento do Mundial de League Of Legends em Curitiba. Desta forma, demonstrou-se que Curitiba se configura com infraestrutura e serviços para realização de competições de eSport oportunizando a captação de eventos desse tipo para a capital paranaense Abstract: This study addresses the development of an eSport event in the city of Curitiba, based on the analysis of events already consolidated in the world of games. A qualitative research of exploratory nature was carried out in bibliographic sources and in the field through questionnaires and data collection with an eSport organizer. The research problem had as central question "What is the feasibility of turning eSport events into tourist attractions in the municipality of Curitiba?" The general objective was "to analyze the interest of eSport in the Brazilian scenario with the perspective ofelaborating a proposal for the inclusion of the city of Curitiba in the calendar of these events, given its importance for tourism." The main justification of the proposal considers the importance of studying a type of sport that is becoming more popular in recent years with ease of access and entry into the world of internet and electronic games, as an example the LOL (League Of Legends) that in Brazil the increase of interest in the game was significant, having the final of its championship held in large stages such as: Maracanãzinho (2014), Allianz Parque Arena (2015), Ibirapuera Gymnasium (2016). With the information obtained, a tourism project was developed for the realization of the World League of Legends event in Curitiba. Thus, it was shown that Curitiba is configured with infrastructure and services for the realization of eSport competitions providing opportunities to attract such events to the capital of Paraná.
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- Turismo [235]