Aplicativo para cozinhar : transformando a experiência de cozinha amadora através de realidade aumentada
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Santos, Maycon Lisboa dos
Steffens, Camila
Maia, Luana Batista
Jesus, Élcio Ricardo de
Greca, Leonardo Della Giacoma
Valle, Pablo Deivid, 1975-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Industrial 4.0
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Com o advento da pandemia do COVID 19, diversas pessoas ao redor do planeta passaram a se conectar através de dispositivos móveis para utilizar algum tipo de aplicativo, seja para adquirir produtos, solicitar algum tipo de serviço ou apenas para entretenimento e distração. A pandemia trouxe mudanças de hábitos, como, por exemplo, a tendência de cada vez mais pessoas prepararem alimentos em casa. Este comportamento tende a permanecer mesmo com a reabertura dos serviços externos, portanto surge um interesse de parte da população em aprender e se aprimorar em suas habilidades culinárias. Ao observar estas novas tendências de comportamento identifica-se uma oportunidade de aplicação das tecnologias embarcadas no conceito de indústria 4.0 no processo de aprendizado dos cozinheiros amadores. A realidade aumentada (RA) mostra-se como uma ferramenta interessante para esta demanda, promovendo interatividade e praticidade no alcance de um objetivo muito procurado pelos cozinheiros amadores que é reproduzir um prato de um chef de cozinha. O presente trabalho busca explorar esta oportunidade e propor o desenvolvimento de um aplicativo lúdico que aplica a tecnologia da RA para trazer informações e dicas de um banco de dados de receitas de grandes chefes Abstract: With the advent of the COVID 19 pandemic, many people around the planet started to connect through mobile devices to use some type of application, whether to purchase products, request some type of service or just for fun and distraction. The pandemic brought habits changes, such as the tendency for more and more people to prepare food at home. This behavior tends to remain even with the reopening of external services, therefore there is an interest on some part of the population to learn and improve their culinary skills. Observing these new behavioral trends, a new application opportunity is identified for embedded technologies with the concept of industry 4.0 in the learning process of amateur cookers. Augmented reality (AR) proves to be an interesting tool for this demand, promoting interactivity and practicality to achieve a much sought-after goal by amateur cooks, which is to reproduce a dish from a chef. The present work seeks to demonstrate that there are ways to use the augmented reality tool to develop a simple interaction application that can, through augmented reality, teach users to replicate recipes using step by step tutorials of a playful but informative application filled with tips from the great chefs.