• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Engenharias
    • Engenharia Industrial 4.0
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Engenharias
    • Engenharia Industrial 4.0
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Aplicativo para cozinhar : transformando a experiência de cozinha amadora através de realidade aumentada

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - CAMILA STEFFENS.pdf (2.167Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Santos, Maycon Lisboa dos
    Steffens, Camila
    Maia, Luana Batista
    Jesus, Élcio Ricardo de
    Greca, Leonardo Della Giacoma
    Valle, Pablo Deivid, 1975-
    Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Industrial 4.0
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Com o advento da pandemia do COVID 19, diversas pessoas ao redor do planeta passaram a se conectar através de dispositivos móveis para utilizar algum tipo de aplicativo, seja para adquirir produtos, solicitar algum tipo de serviço ou apenas para entretenimento e distração. A pandemia trouxe mudanças de hábitos, como, por exemplo, a tendência de cada vez mais pessoas prepararem alimentos em casa. Este comportamento tende a permanecer mesmo com a reabertura dos serviços externos, portanto surge um interesse de parte da população em aprender e se aprimorar em suas habilidades culinárias. Ao observar estas novas tendências de comportamento identifica-se uma oportunidade de aplicação das tecnologias embarcadas no conceito de indústria 4.0 no processo de aprendizado dos cozinheiros amadores. A realidade aumentada (RA) mostra-se como uma ferramenta interessante para esta demanda, promovendo interatividade e praticidade no alcance de um objetivo muito procurado pelos cozinheiros amadores que é reproduzir um prato de um chef de cozinha. O presente trabalho busca explorar esta oportunidade e propor o desenvolvimento de um aplicativo lúdico que aplica a tecnologia da RA para trazer informações e dicas de um banco de dados de receitas de grandes chefes
     
    Abstract: With the advent of the COVID 19 pandemic, many people around the planet started to connect through mobile devices to use some type of application, whether to purchase products, request some type of service or just for fun and distraction. The pandemic brought habits changes, such as the tendency for more and more people to prepare food at home. This behavior tends to remain even with the reopening of external services, therefore there is an interest on some part of the population to learn and improve their culinary skills. Observing these new behavioral trends, a new application opportunity is identified for embedded technologies with the concept of industry 4.0 in the learning process of amateur cookers. Augmented reality (AR) proves to be an interesting tool for this demand, promoting interactivity and practicality to achieve a much sought-after goal by amateur cooks, which is to reproduce a dish from a chef. The present work seeks to demonstrate that there are ways to use the augmented reality tool to develop a simple interaction application that can, through augmented reality, teach users to replicate recipes using step by step tutorials of a playful but informative application filled with tips from the great chefs.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76992
    Collections
    • Engenharia Industrial 4.0 [118]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV