SAELL - um objetivo de aprendizagem para aprendizes e professores de libras como L2
Resumo
Resumo: Os meios digitais favorecem a comunicação e podem colaborar aos estudos da Libras como uma segunda língua (L2) para pessoas ouvintes. O presente trabalho se situa nesse contexto e tem o objetivo de analisar o SAELL (Sistema de Apoio ao Estudos da Libras como L2) que é um espaço virtual desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e que visa apoiar a aprendizagem e o ensino para aprendizes e professores de Libras como L2. Para tanto, o aporte teórico a respeito de objetos de aprendizagem (OA) se desenvolveu, principalmente, com apoio de Leffa (2006), Graboski (2007) e Lebedeff (2017). Acerca da metodologia, trata-se de uma pesquisa básica cuja abordagem é qualitativa, especificamente, por meio do acesso ao Saell, um objeto de estudo virtual. Os dados do site foram tratados a partir das seguintes categorias analíticas: granularidade, reusabilidade, interoperabilidade,recuperabilidade, acessibilidade, interação, autonomia, cooperação, cognição e afetividade. Os resultados indicam que o Saell é um objeto de aprendizagem que apresenta granularidade, reusabilidade e interoperabilidade, autonomia, recuperabilidade e cognição e que a acessibilidade e a interação necessitam ser aprimoradas. Conclusivamente, considera-se que o Saell vai ao encontro da atual tendência tecnológica em educação linguística, que pela sua organização, facilita a colaboração e o compartilhamento de relevantes conteúdos linguísticos e pedagógicos e que, de forma original, inicia as contribuições aos repositórios de materiais didáticos e instrucionais em vídeo para aprendiz e professores que atuam com a Libras como L2. Abstract: Digital media favor communication and can contribute to the studies of Libras as a second language (L2) for hearing people. The present work is situated in this context and aims to analyze the SAELL (Support System for the Studies of Libras as L2) which is a virtual space developed by the Federal University of Paraná (UFPR) and which aims to support learning and teaching for learners and teachers of Libras as L2. To this end, the theoretical contribution regarding learning objects (LO) was developed mainly with the support of Leffa (2006), Graboski (2007) and Lebedeff (2017). Regarding the methodology, it is a basic research whose approach is qualitative, specifically, through access to Saell, a virtual object of study. The site data were treated from the following analytical categories: granularity, reusability, interoperability, recoverability, accessibility, interaction, autonomy, cooperation, cognition and affectivity. The results indicate that Saell is a learning object that presents granularity, reusability and interoperability, autonomy, recoverability and cognition, and that accessibility and interaction need to be improved. Conclusively, it is considered that Saell meets the current technological trend in language education, which, through its organization, facilitates the collaboration and sharing of relevant linguistic and pedagogical content and that, in an original way, it initiates contributions to the repositories of didactic materials. and video instructions for learners and teachers who work with Libras as a L2.
Collections
- Letras Libras [77]