Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRibeiro, Felipe de Almeida, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, André Alves da, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherYampolschi, Roseane, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-19T14:59:44Z
dc.date.available2022-08-19T14:59:44Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76762
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Felipe de Almeida Ribeiropt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Prof. Dra. Roseane Yampolschipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ates, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 28/03/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A partir da contextualização sobre repertório vocal de obras dos séculos XX e dos pensamentos sobre performance e linguagem propostos pela estética do teatro pós-guerra, tendo como representantes Samuel Beckett e Antonin Artaud, foi realizada a análise de três peças da série Récitations (1978-79), do compositor Georges Aperghis. Estas análises têm como objetivo fornecer ferramentas ao intérprete para a construção da performance para o repertório de música vocal contemporânea. Para os procedimentos de análise, nos baseamos nos estudos analíticos de Jason Thorpe Buchanan, Daniel Durney e Eleni Ralli com o objetivo de detalhar algumas características técnicas da obra do compositor e de sua poética. Récitations, uma série de pequenas peças para voz não acompanhada, é um bom exemplo de como o trabalho com a voz, não somente em relação à sua consistência técnica, mas também no que se refere aos recursos expressivos e gestuais utilizados pelo compositor, resulta em uma força poética que amplia o contexto sonoro familiar de seus ouvintes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Based in a contextualization on the vocal repertoire of the 20th century and a series of thoughts on performance and language proposed by the aesthetics of Post-War Theater, with Samuel Beckett and Antonin Artaud as representatives, an analysis of three pieces from Récitations (1978 -79), by composer Georges Aperghis. These combinations aim to provide tools for the performer to the construction of a contemporary vocal music repertoire performance. For the analysis procedures, we based this work on the analytical studies of Jason Thorpe Buchanan, Daniel Durney and Eleni Ralli with the aim of detailing some technical characteristics of the composer's work and his poetics. Récitations, a series of short pieces for unaccompanied voice, is a good example of how working with the voice, not only in relation to its technical consistency, but also with regards to the expressive and gestural resources used by the composer, results in a poetic force that expands the familiar sound context of its listeners.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAperghis, Georges, 1945-pt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectMusica vocalpt_BR
dc.subjectComposição (Música)pt_BR
dc.subjectVoz - Representação teatralpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleO pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporâneapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples