• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O pensamento composicional de Georges Aperghis e suas aplicações na performance musical contemporânea

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANDRE ALVES DA SILVA.pdf (4.649Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Silva, André Alves da, 1985-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A partir da contextualização sobre repertório vocal de obras dos séculos XX e dos pensamentos sobre performance e linguagem propostos pela estética do teatro pós-guerra, tendo como representantes Samuel Beckett e Antonin Artaud, foi realizada a análise de três peças da série Récitations (1978-79), do compositor Georges Aperghis. Estas análises têm como objetivo fornecer ferramentas ao intérprete para a construção da performance para o repertório de música vocal contemporânea. Para os procedimentos de análise, nos baseamos nos estudos analíticos de Jason Thorpe Buchanan, Daniel Durney e Eleni Ralli com o objetivo de detalhar algumas características técnicas da obra do compositor e de sua poética. Récitations, uma série de pequenas peças para voz não acompanhada, é um bom exemplo de como o trabalho com a voz, não somente em relação à sua consistência técnica, mas também no que se refere aos recursos expressivos e gestuais utilizados pelo compositor, resulta em uma força poética que amplia o contexto sonoro familiar de seus ouvintes.
     
    Abstract: Based in a contextualization on the vocal repertoire of the 20th century and a series of thoughts on performance and language proposed by the aesthetics of Post-War Theater, with Samuel Beckett and Antonin Artaud as representatives, an analysis of three pieces from Récitations (1978 -79), by composer Georges Aperghis. These combinations aim to provide tools for the performer to the construction of a contemporary vocal music repertoire performance. For the analysis procedures, we based this work on the analytical studies of Jason Thorpe Buchanan, Daniel Durney and Eleni Ralli with the aim of detailing some technical characteristics of the composer's work and his poetics. Récitations, a series of short pieces for unaccompanied voice, is a good example of how working with the voice, not only in relation to its technical consistency, but also with regards to the expressive and gestural resources used by the composer, results in a poetic force that expands the familiar sound context of its listeners.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76762
    Collections
    • Dissertações [201]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV