Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Patrícia Barbosa, 1978-pt_BR
dc.contributor.authorMuller, Regiane, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2022-10-25T11:22:09Z
dc.date.available2022-10-25T11:22:09Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76607
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 05/05/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação em Ciênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A Educação Ambiental Crítica é caracterizada como um importante campo para a promoção de reflexões individuais e coletivas sobre os impactos socioambientais decorrentes do modelo de sociedade vigente. Nesse contexto, temos a temática de descarte de medicamentos e os impactos de sua prática incorreta, cujas discussões compreendem os âmbitos da educação não-formal e formal em todos os níveis. Para tal, é importante compreender como diferentes agentes significam o meio ambiente e a própria Educação Ambiental. Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivo analisar as compreensões de licenciandas/os em Química sobre o tema descarte de medicamentos e suas aproximações com a Educação Ambiental Crítica. Para tal, partirmos do aporte teórico buscando delinear os sentidos que circulam na EA, destacando as macrotendências Conservacionista, Pragmática e Crítica propostas por Layrargues e Lima (2011). Também destacamos como o campo da formação inicial docente em Química se relaciona com o descarte de medicamentos, compreendendo as pedagogias progressistas como caminho de superação das abordagens conservacionistas de EA e da educação tradicional. A abordagem metodológica desta pesquisa é do tipo qualitativa e de natureza exploratória, na qual adotamos como aporte teórico-metodológico a Análise de Discurso de vertente francobrasileira, com referencial de Eni Orlandi, inspirada na obra de Michel Pêcheux. Para a constituição dos dados, realizamos um levantamento sobre o currículo de Química da Universidade Federal do Paraná e realizamos entrevistas semiestruturadas com seis licenciandas/os desse curso. Nesses discursos, notamos uma lacuna em relação ao currículo, à sistematização das discussões sobre EA e sobre o descarte de medicamentos. Também é possível destacar a convergência de sentidos em relação ao descarte correto de medicamentos e um caráter polissêmico acerca dos sentidos sobre EA. Percebemos a EA Crítica mais evidenciada quando as/os licenciandas/os relacionam seus sentidos sobre o descarte de medicamentos com seus sentidos atribuídos à Educação Ambiental. Assim, compreende-se que este trabalho poderá promover mais discussões sobre o contexto da formação inicial docente em Química aliadas aos temas sociais, como o descarte de medicamentos, e com a Educação Ambiental Crítica permeando todo o currículo, visando à formação de professoras/es crítico-reflexivas/os.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Critical Environmental Education is characterized as an important field for the promotion of individual and collective reflections on the social-environmental impacts resulting from the current model of society. In this context, we have the topic of drug disposal and the impacts of its incorrect practice, whose discussions include the comprise the non-formal and formal education at all levels. To this end, it is significant to understand how different agents mean the environment and Environmental Education itself. In this sense, the present study aimed to analyze the understandings of undergraduates in Chemistry on the subject of drug disposal and its approximations with Critical Environmental Education. To this end, we started from the theoretical contribution seeking to delineate the meanings that circulate in EA, highlighting the macro tendencies Conservationist, Pragmatic and Critical proposed by Layrargues and Lima (2011). We also highlight how the field of initial teacher education in Chemistry relates to the disposal of medicines, understanding the progressive pedagogies as a way to overcome the conservationist approaches of EE and traditional education. The methodological approach of this research is qualitative and exploratory in nature, in which we adopted as theoretical and methodological support the French-Brazilian Discourse Analysis, with reference to Eni Orlandi, inspired by the work of Michel Pêcheux. For the constitution of the data, we conducted a survey of the Chemistry curriculum of the Federal University of Paraná and carried out semi-structured interviews with six undergraduates of this course. In these speeches, we noticed a gap relating to the curriculum, the systematization of discussions about EE and the disposal of medicines. It is also possible to highlight the convergence of meanings relating to the correct disposal of medicines and a polysemic character about the meanings about EE. We noticed the Critical EE more evident when the undergraduates relate their senses about the disposal of medicines with their senses attributed to Environmental Education. Thus, it is understood that this work can promote further discussions about the context of initial teacher education in chemistry allied to social issues, such as the disposal of medicines, and with the Critical Environmental Education permeating the entire curriculum, aiming at the formation of critical-reflective teachers.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleDescarte de medicamentos e educação ambiental crítica : uma análise das compreensões de licenciandas/os em químicapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples