dc.contributor.advisor | Parisoto, Mara Fernanda, 1985- | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, Wesley Dias de, 1998- | pt_BR |
dc.contributor.other | Rosa, Valdir, 1970- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-13T20:00:41Z | |
dc.date.available | 2022-07-13T20:00:41Z | |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/76543 | |
dc.description | Orientador: Prof.ª Dr.ª Mara Fernanda Parisoto | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Valdir Rosa | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p.43-45 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : o presente trabalho apresenta o desenvolvimento, implantação e avaliação de um Clube de Ciências em Física Aplicada, no qual a construção de minifoguetes foi utilizada como tema gerador, norteado pela experiência de um membro de uma equipe profissional e premiada. O proposito foi implementar o Clube em colégio público com o 1º ano do Ensino Médio, avaliá-lo em relação à mudança da motivação e com isso elaborar matérias que propiciem a criação de novos Clubes de Ciência. Tal iniciativa se faz necessária devido à baixa motivação dos alunos em relação à área das exatas como observado nos estágios obrigatórios. É fundamentada principalmente nos trabalhos em relação ao Clube com espaço informal de ensino, sobre o ensino tradicional e de como trata da motivação e utilizado na avaliação no Clube. O trabalho é justificado devido à necessidade de atividades práticas no ensino de Física e Ciências e a falta de materiais específicos para facilitar a implementação de Clubes de Ciência. Para tratar devidamente as problemáticas foi utilizada a pesquisa-ação, e as aulas foram realizadas no Clube sendo estruturadas considerando o contexto histórico da evolução dos minifoguetes onde a teoria foi desenvolvida por meio de aulas expositivas dialogadas, sendo o modelo de minifoguete utilizado adaptado da equipe Palorocket. Os dados colhidos da implementação são oriundos da Escala de Avaliação da Motivação para Aprendizagem aplicados na forma de pré-teste e pósteste aos alunos do Clube, validados por análise estatística, usando Teste t de Student, para analisar devidamente a variação da motivação. Tendo como resultado um aumento de 7,14% da motivação dos alunos respondentes dos testes, essa variação foi observada em relação à motivação proveniente da vontade de se destacar em relação aos colegas. Após essa análise foi desenvolvido materiais que irão nortear e Clubes que possam promover um aumento maior da motivação, sendo estes já foram utilizados em formações inicial e continuada de professores e de monitores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, além de ser tratado em disciplina optativa em colégios de tempo integral do Paraná e também como norteador de trabalho que conquistou menção honrosa no concurso "Respostas para o Amanhã". Sendo 200 pessoas aproximadamente atendidas com uso do material elaborado. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ciencia - Experiências | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento, implementação e avaliação do clube de ciência em física aplicada | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |