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dc.contributor.advisorParisoto, Mara Fernanda, 1985-pt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Wesley Dias de, 1998-pt_BR
dc.contributor.otherRosa, Valdir, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.date.accessioned2022-07-13T20:00:41Z
dc.date.available2022-07-13T20:00:41Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76543
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Mara Fernanda Parisotopt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Valdir Rosapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.descriptionInclui referências: p.43-45pt_BR
dc.description.abstractResumo : o presente trabalho apresenta o desenvolvimento, implantação e avaliação de um Clube de Ciências em Física Aplicada, no qual a construção de minifoguetes foi utilizada como tema gerador, norteado pela experiência de um membro de uma equipe profissional e premiada. O proposito foi implementar o Clube em colégio público com o 1º ano do Ensino Médio, avaliá-lo em relação à mudança da motivação e com isso elaborar matérias que propiciem a criação de novos Clubes de Ciência. Tal iniciativa se faz necessária devido à baixa motivação dos alunos em relação à área das exatas como observado nos estágios obrigatórios. É fundamentada principalmente nos trabalhos em relação ao Clube com espaço informal de ensino, sobre o ensino tradicional e de como trata da motivação e utilizado na avaliação no Clube. O trabalho é justificado devido à necessidade de atividades práticas no ensino de Física e Ciências e a falta de materiais específicos para facilitar a implementação de Clubes de Ciência. Para tratar devidamente as problemáticas foi utilizada a pesquisa-ação, e as aulas foram realizadas no Clube sendo estruturadas considerando o contexto histórico da evolução dos minifoguetes onde a teoria foi desenvolvida por meio de aulas expositivas dialogadas, sendo o modelo de minifoguete utilizado adaptado da equipe Palorocket. Os dados colhidos da implementação são oriundos da Escala de Avaliação da Motivação para Aprendizagem aplicados na forma de pré-teste e pósteste aos alunos do Clube, validados por análise estatística, usando Teste t de Student, para analisar devidamente a variação da motivação. Tendo como resultado um aumento de 7,14% da motivação dos alunos respondentes dos testes, essa variação foi observada em relação à motivação proveniente da vontade de se destacar em relação aos colegas. Após essa análise foi desenvolvido materiais que irão nortear e Clubes que possam promover um aumento maior da motivação, sendo estes já foram utilizados em formações inicial e continuada de professores e de monitores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, além de ser tratado em disciplina optativa em colégios de tempo integral do Paraná e também como norteador de trabalho que conquistou menção honrosa no concurso "Respostas para o Amanhã". Sendo 200 pessoas aproximadamente atendidas com uso do material elaborado.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiencia - Experiênciaspt_BR
dc.titleDesenvolvimento, implementação e avaliação do clube de ciência em física aplicadapt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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