Avaliação das experiências turísticas e dos valores pessoais associados à identidade de gênero de turistas LGBTQIA+em destinos turísticos
Resumo
Resumo: O presente trabalho se aprofunda nas relações de valores pessoais de turistas LGBTQIA+ e suas experiências em destinos turísticos. Estes conceitos permitem compreender as noções norteadoras mais valiosas dos indivíduos, e possibilitam visualizar como são avaliadas as experiências turísticas de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queers, Interssexuais, Assexuais e uma pluralidade de identificações compreendidas no grupo. O estudo exploratório e explicativo contou com pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scopus, Web of Science e Science Direct, e um questionário online inserido na plataforma Google Forms. Utilizou-se variáveis de Lee et. al (2017), Pine e Gilmore (1998) e Pezzi (2013), para construir um questionário investigando suas respectivas relevâncias. O objetivo geral consiste em avaliar e mensurar os valores pessoais e as experiências de turistas LGBTQIA+ em destinos turísticos. Para tanto, estipula-se como objetivos específicos identificar a identidade de gênero e os valores pessoais associados, caracterizar o perfil de viagem do público LGBTQIA+ em destinos turísticos, analisar as experiências dos turistas LGBTQIA+ em destinos turísticos e avaliar a influência da identidade de gênero na experiência turística das pessoas LGBTQIA+ em destinos turísticos. Julgou-se importante considerar as múltiplas identidades de gênero existentes uma vez que a literatura demonstra desprezo desse aspecto nos estudos de turismo LGBT, representando exclusão de pessoas trans tanto na atividade turística quanto em seu estudo acadêmico. Os resultados revelam que não há diferenciação significativa entre turistas cis e trans em relação a valores sociais e experiências, mas os últimos avaliaram em maior incidência o nível mais alto para qualidade geral de suas experiências turísticas. No entanto, respondentes trans apontam dificuldades específicas de suas vivências que podem ser amenizadas com sensibilização e respeito no seu tratamento, como uso de nome social e pronomes corretos. A pesquisa concebe como projeto de turismo um vídeo curta metragem de animação que possui como contribuição a conscientização de servidores que atuam no setor turístico, para que possam bem receber pessoas trans. A relevância social do conhecimento produzido será capaz de visibilizar esse público e seus direitos a lazer, dignidade e integridade emocional e física. Abstract: The present paper explores the relations between personal values and LGBTQIA+ tourists, as well as their experiences at touristic destinations. These concepts allow comprehension of an individual's valuable guiding notions and enable visualization of how touristic experiences are evaluated by Lesbians, Gays, Bisexuals, Transgenders, Queers, Intersex, Asexuals and the plurality of identifications comprehended in this group. This exploratory and explanatory study was composed by a bibliographic research on the Scopus, Web of Science and Science Direct databases, and by an online questionnaire created on Google Forms. In order to build the survey as to investigate relevance, the variables of Lee et at. al (2017), Pine and Gilmore (1998) and Pezzi (2013) were used. The general goal consists on appraising and measuring personal values and experiences of LGBTQIA+ tourists in touristic destinations. In it's pursuance, specific goals were stipulated: identifying the gender identity and values associated; characterizing LGBTQIA+'s travel profile in destinations; analyzing the experiences of LGBTQIA+ tourists in destinations; and evaluating the influence of gender identity on LGBTQIA+ tourist experiences. It was considered important to contemplate the multiple gender identities existing, as the literature expresses disregard for this aspect on the LGBTQIA+ Tourism studies. This represents exclusion of trans people on touristic activities and the academy. The results unveil that there is no significant differentiation between cis and trans tourists when it comes to personal values and experiences, but the latter rated in greater incidence the highest level possible for general quality of their touristic experiences. However, trans respondents communicate specific difficulties that can be relieved with respect and attention to their treatment, such as using correct names and pronouns. This paper conceives, as a tourism project, an animated short film that contributes to awareness raising among the tourism contributors, so they can better and properly host trans people. The project's social relevance in creating accessible information will bring attention to this public's rights to leisure, dignity and emotional and physical integrity.
Collections
- Turismo [236]