• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina)
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Análise das implicações da calculadora do celular no processo de cálculo mental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-G-PATRICIA GALLO DE OLIVEIRA.pdf (1.083Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Oliveira, Patrícia Gallo de, 1999-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O método de cálculo a partir de estratégias mentais, já foi considerado um requisito fundamental para o aprofundamento de conhecimentos matemáticos em vários tópicos da matemática. Atualmente, nota-se que este processo vem sendo menos executado comumente, e pouco instruído nas escolas. Uma hipótese se deve ao fato de a grande maioria da população possuir um celular equipado com calculadora de fácil acesso, a qualquer momento. Assim, busca-se realizar um estudo exploratório acerca do cálculo mental, contrapondo-o com a utilização da calculadora do celular, tendo em vista a crescente evolução digital, bem como a presença abrangente deste recurso no meio social e, consequentemente, escolar. Procura-se analisar a influência da tecnologia digital presente no cotidiano social, mais precisamente a calculadora do celular, e seus impactos no processo de realização de cálculos mentais, ou seja, se o simples fato de poder ter uma calculadora na palma da mão, intervém no processo de desenvolvimento deste tipo de cálculo realizado no dia a dia, ou até mesmo se ele é substituído pelo aparelho. Para tanto, utilizou-se uma abordagem de cunho qualitativo e quantitativo, havendo participação da comunidade em um questionário. Dessa forma, é necessário também demonstrar alguns apontamentos sobre o processo de integralização da matemática no intelecto do indivíduo, que normalmente começa na escola, ou seja, mesmo que se deseje estudar como são realizados cálculos no dia a dia das pessoas, é preciso entender como elas começam a aprender a fazer isso, e, portanto, é necessário um olhar para o processo de realização de cálculos abordado normalmente nas escolas, recorrendo aos documentos oficiais. Assim, busca-se através de um questionário, observar qual o recurso é empregado pelas pessoas, no geral, para o exercício de cálculos básicos ou simples em seu cotidiano, nesse período em que toda sociedade é movida pela tecnologia digital e possui acesso a ferramentas como calculadoras, o estudo mostrou fortes indícios de que a grande maioria das pessoas tendem a utilizar a calculadora do celular para resolver a maioria dos cálculos, quando são expostos a estas situações.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76321
    Collections
    • Ciências Exatas com habilitação em Matemática (Palotina) [22]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV