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dc.contributor.advisorPeters, Ana Paula, 1993-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Daniel Silva dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-04T12:57:10Z
dc.date.available2022-07-04T12:57:10Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/76168
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Ana Paula Peterspt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 24/02/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 109-116pt_BR
dc.description.abstractResumo: Tendo como ponto fundamental propor reflexões sobre a necessidade de romper com naturalizações e discursos pautados na colonialidade, foram consideradas narrativas históricas da música popular de origem negra, como os gêneros Choro e Blues, visando debater sobre aspectos oriundos dos desdobramentos coloniais. Entende-se que narrativas podem não necessariamente retratar a polifonia de uma sociedade e época, mas sim seguir apenas um determinado olhar, uma determinada escuta. Sendo assim, torna-se importante ponderar tópicos que abordem os contextos socioculturais, a influência de grupos dominantes e colonialidades que foram incutidas nos modos de ser, saber e significar de nossa sociedade. Tais reflexos coloniais ainda reverberam também nos ambientes de ensino superior de música, e com isso, discussões sobre a temática decolonial têm sido crescentes na área da educação musical. Utilizando de uma pesquisa teórica, o trabalho procurou debater narrativas históricas que evidenciaram exemplos de colonialidades vivenciadas por músicos negros nos gêneros estudados e traçar um panorama do uso da temática decolonial na educação musical. Buscando principalmente uma ampliação de perspectivas, entende-se que ao propor ações voltadas à desnaturalização de desdobramentos coloniais, através da presença da decolonialidade em processos educacionais em música, se está mais próximo de práticas pedagógicas que evitem a reprodução de vieses fundados em colonialidades. Dada sua capacidade de contribuição social, os meios educacionais podem fazer valer caminhos que busquem problematizar questões vivenciadas na atualidade, como o racismo, por exemplo, de modo a expandir perspectivas e desconstruir paradigmas da colonialidade visando um horizonte com equidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation proposes a debate on the need to break with naturalization and discourses based on coloniality. Historical narratives of popular music with black roots, such as the musical genres Choro and Blues, were considered, aiming to discuss aspects arising from colonial developments. Understanding that historical narratives may not necessarily consider all the diversity of a society, but rather strictly follow a certain perspective wrapped in aspects of colonialism and coloniality. It is important to consider topics that address the sociocultural contexts, the influence of dominant groups, and the coloniality that has been instilled in our society. Colonial reflections still reverberate in music higher education environments as well, and thus, discussions on the decolonial theme have grown in the area of music education. Using a theoretical research, this paper intends to discuss narratives that show examples of colonialities experienced by black musicians in the musical genres Choro and Blues. It also traces an overview of the use of the decolonial theme in music education and suggest actions aimed at denaturalizing colonial precepts, through the presence of decoloniality in educational processes in music teacher training. Education, from certain perspectives, can problematize contemporary social issues, such as racism, in order to expand perspectives and break up colonial paradigms, aiming at a horizon with equity.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducaçao musicalpt_BR
dc.subjectChoro (Música)pt_BR
dc.subjectBlues (Música)pt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleMúsica popular, colonialidade e caminhos decoloniais na educação musicalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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