• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Música popular, colonialidade e caminhos decoloniais na educação musical

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - DANIEL SILVA DOS SANTOS.pdf (4.000Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Santos, Daniel Silva dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Tendo como ponto fundamental propor reflexões sobre a necessidade de romper com naturalizações e discursos pautados na colonialidade, foram consideradas narrativas históricas da música popular de origem negra, como os gêneros Choro e Blues, visando debater sobre aspectos oriundos dos desdobramentos coloniais. Entende-se que narrativas podem não necessariamente retratar a polifonia de uma sociedade e época, mas sim seguir apenas um determinado olhar, uma determinada escuta. Sendo assim, torna-se importante ponderar tópicos que abordem os contextos socioculturais, a influência de grupos dominantes e colonialidades que foram incutidas nos modos de ser, saber e significar de nossa sociedade. Tais reflexos coloniais ainda reverberam também nos ambientes de ensino superior de música, e com isso, discussões sobre a temática decolonial têm sido crescentes na área da educação musical. Utilizando de uma pesquisa teórica, o trabalho procurou debater narrativas históricas que evidenciaram exemplos de colonialidades vivenciadas por músicos negros nos gêneros estudados e traçar um panorama do uso da temática decolonial na educação musical. Buscando principalmente uma ampliação de perspectivas, entende-se que ao propor ações voltadas à desnaturalização de desdobramentos coloniais, através da presença da decolonialidade em processos educacionais em música, se está mais próximo de práticas pedagógicas que evitem a reprodução de vieses fundados em colonialidades. Dada sua capacidade de contribuição social, os meios educacionais podem fazer valer caminhos que busquem problematizar questões vivenciadas na atualidade, como o racismo, por exemplo, de modo a expandir perspectivas e desconstruir paradigmas da colonialidade visando um horizonte com equidade.
     
    Abstract: This dissertation proposes a debate on the need to break with naturalization and discourses based on coloniality. Historical narratives of popular music with black roots, such as the musical genres Choro and Blues, were considered, aiming to discuss aspects arising from colonial developments. Understanding that historical narratives may not necessarily consider all the diversity of a society, but rather strictly follow a certain perspective wrapped in aspects of colonialism and coloniality. It is important to consider topics that address the sociocultural contexts, the influence of dominant groups, and the coloniality that has been instilled in our society. Colonial reflections still reverberate in music higher education environments as well, and thus, discussions on the decolonial theme have grown in the area of music education. Using a theoretical research, this paper intends to discuss narratives that show examples of colonialities experienced by black musicians in the musical genres Choro and Blues. It also traces an overview of the use of the decolonial theme in music education and suggest actions aimed at denaturalizing colonial precepts, through the presence of decoloniality in educational processes in music teacher training. Education, from certain perspectives, can problematize contemporary social issues, such as racism, in order to expand perspectives and break up colonial paradigms, aiming at a horizon with equity.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/76168
    Collections
    • Dissertações [201]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV