dc.contributor.advisor | Aranha, José Marcelo Rocha, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.author | Vendrame, Thais Regina Magalhães, 1997- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T13:56:44Z | |
dc.date.available | 2022-04-04T13:56:44Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/74797 | |
dc.description | Orientador: José Marcelo Rocha Aranha | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A demanda por informação é cada vez maior e pode gerar conflitos dependendo do contexto que esta notícia está inserida. Ao longo da história, muitas vezes fake news foram criadas e disseminadas, porém nunca tanto quanto atualmente. No presente estudo buscamos avaliar o comportamento de pessoas frente a notícias falsas e verdadeiras. Foi utilizado um formulário (Google Forms) com questões objetivas e abertas, distribuído por redes sociais. O número de formulários respondidos foi 154, com pessoas desde muito jovens (12 anos) até maduros (70 anos). O perfil do público que respondeu foi de pessoas com nível de escolaridade bom (superior e pós-graduação) e adultos (21 a 31 anos). A maioria dos acessos a informações e notícias foi indicado no Facebook e no WhatsApp, a maioria acredita no impacto das Fake News na sociedade e creem que o espaço escolar deve ser um local adequado para abordar o tema. Colocados frente a títulos de notícias (6 fake e 4 verdadeiras) a maioria das respostas não souberam definir se eram notícias fake ou não, mas a maioria indicou que procuraria checar a informação antes de divulgar. Apesar do baixo nível de acerto se a notícia é verdadeira ou não, os resultados obtidos indicam um comportamento desejado que é a checagem. Ficou evidente a importância da escola para a educação e treinamento do cidadão para o letramento científico, ferramenta segura para a diminuição de fake news na sociedade. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Fake news | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.title | Um diagnóstico das fake news na sociedade e o papel do ensino de ciências no combate a elas. | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |