• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Palotina)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Um diagnóstico das fake news na sociedade e o papel do ensino de ciências no combate a elas.

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    THAIS REGINA MAGALHAES VENDRAME_BIOLOGIA_2021_1.pdf (1.324Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Vendrame, Thais Regina Magalhães, 1997-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A demanda por informação é cada vez maior e pode gerar conflitos dependendo do contexto que esta notícia está inserida. Ao longo da história, muitas vezes fake news foram criadas e disseminadas, porém nunca tanto quanto atualmente. No presente estudo buscamos avaliar o comportamento de pessoas frente a notícias falsas e verdadeiras. Foi utilizado um formulário (Google Forms) com questões objetivas e abertas, distribuído por redes sociais. O número de formulários respondidos foi 154, com pessoas desde muito jovens (12 anos) até maduros (70 anos). O perfil do público que respondeu foi de pessoas com nível de escolaridade bom (superior e pós-graduação) e adultos (21 a 31 anos). A maioria dos acessos a informações e notícias foi indicado no Facebook e no WhatsApp, a maioria acredita no impacto das Fake News na sociedade e creem que o espaço escolar deve ser um local adequado para abordar o tema. Colocados frente a títulos de notícias (6 fake e 4 verdadeiras) a maioria das respostas não souberam definir se eram notícias fake ou não, mas a maioria indicou que procuraria checar a informação antes de divulgar. Apesar do baixo nível de acerto se a notícia é verdadeira ou não, os resultados obtidos indicam um comportamento desejado que é a checagem. Ficou evidente a importância da escola para a educação e treinamento do cidadão para o letramento científico, ferramenta segura para a diminuição de fake news na sociedade.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/74797
    Collections
    • Licenciatura [86]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV