Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorChueke, Zélia, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorPedrosa, Mayra Stela Dunin, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherColombati, Claudia, 1946-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.contributor.otherUniversità degli Studi di Roma Tor Vergatapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-30T16:22:46Z
dc.date.available2022-05-30T16:22:46Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/74751
dc.descriptionOrientador: Zélia Maria Marques Chueke (UFPR)pt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Claudia Colombati (UNIROMA2)pt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música em cotutela com Tor Vergata Università degli Studi di Roma. Defesa : Curitiba, 16/12/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho foram abordados alguns dos trechos mais frequentemente requisitados em audições orquestrais na Itália, que serão analisados e relacionados com aspectos específicos encontrados em métodos de técnica de contrabaixo. Foi realizado um estudo minucioso sobre cada um de tais trechos orquestrais: o Adagio do Concerto para Violino em Mi Maior de Johann Sebastian Bach BWV 1042, a Sinfonia n. 41 "Júpiter" em Dó Maior de Wolfgang Amadeus Mozart K. 551 e a Sinfonia n. 5 em Dó menor de Ludwig van Beethoven Op. 67; analisando-os sob a perspectiva do instrumentista de orquestra, combinando técnica e interpretação, ou seja, verificando estrutura, modos de execução, articulações e dinâmicas, dificuldades técnicas assim como o gesto de execução adequado a cada trecho. A colaboração de diversos contrabaixistas traz dados importantes a partir de diversos pontos de vista e técnicas pessoais utilizadas para a preparação de um concurso/audição. Além desta perspectiva pessoal, estes músicos também evocam em suas entrevistas a questão da tradição de performance de cada orquestra e outros aspectos importantes como o trabalho com certos maestros. Transportando, assim, para o meio acadêmico, práticas e experiências instrumentais vivenciadas pelos performers.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper presents some of the most requested excerpts in orchestral auditions in Italy, establishing the connection with Methods of Technic of the Double Bass. The proposed approach is the analysis of the orchestral parts: the Adagio from Johann Sebastian Bach's Violin Concerto in E Major BWV 1042, the Symphony n. 41 "Jupiter" in C major by Wolfgang Amadeus Mozart K. 551 e the Symphony n. 5 in C minor by Ludwig van Beethoven Op. 67; from the musician’s standpoint, combining technique and interpretation, that’s to say, verifying structure, ways of execution, articulations and dynamics, technical difficulties, as well as actual performance decisions for each section. Interviews were conducted with several bassists in order to enrich the exposure of different points of view and personal techniques used for the preparation for an audition. Besides their individual perspectives, these musicians made mention of aspects concerning the performance tradition of each orchestra and particular characteristics of certain conductors' approach. This research has thus promoted experience's exchanging between professional and academic universe.pt_BR
dc.description.abstractRiassunto: Questo lavoro presenta alcuni dei passaggi più frequentemente richiesti nelle audizioni orchestrali in Italia, che saranno analizzati e correlati agli aspetti specifici presenti nei metodi di contrabbasso. Questo lavoro propone un approccio di studio su ciascuno dei passi orchestrali: l'Adagio del Concerto per violino in Mi Maggiore BWV 1042 di Johann Sebastian Bach, la Sinfonia n. 41 "Jupiter" in Do Maggiore di Wolfgang Amadeus Mozart K. 551 e la Sinfonia n. 5 in do minore di Ludwig van Beethoven Op. 67; analizzandoli dal punto di vista dello strumentista orchestrale, combinando tecnica ed interpretazione, ovvero verifica, struttura, modalità di esecuzione, articolazioni e dinamiche, difficoltà tecniche e il gesto di esecuzione da usare in ogni passo. Un'intervista con diversi contrabbassisti farà parte della ricerca, aiutando l'indagine attraverso l'esposizione di diversi punti di vista e tecniche personali utilizzate per preparare un concorso/audizione. Oltre alla prospettiva personale, questi musicisti evocano, nelle loro interviste, anche la questione della tradizione esecutiva di ciascuna orchestra e altri aspetti importanti come il lavoro con determinati direttori, riferendo così di pratiche ed esperienze strumentali vissute dagli interpreti nell'ambiente accademico.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectContrabaixopt_BR
dc.subjectOrquestraspt_BR
dc.subjectPrática interpretativa (Música)pt_BR
dc.subjectMúsica - Execuçãopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleAquisição e aplicação de competências técnicas por meio de métodos de contrabaixo no âmbito da preparação para exames para ingresso em orquestras = Studio e analisi degli stili esecutivi delle principali orchestre italiane in relazione ai metodi tradizionali ed attuali di contrabbasso nella preparazione tecnico-interpretativa per le audizioni d'accessopt_BR
dc.title.alternativeStudio e analisi degli stili esecutivi delle principali orchestre italiane in relazione ai metodi tradizionali ed attuali di contrabbasso nella preparazione tecnico-interpretativa per le audizioni d'accessopt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples