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dc.contributor.advisorSilva, Camila Silveira da, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorBuracoski, Jucelia Catarina, 1977-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-03T16:46:19Z
dc.date.available2022-05-03T16:46:19Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73789
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Camila Silveira da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 23/08/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 200-210pt_BR
dc.description.abstractResumo: A relação museu-escola pode se intensificar a partir de políticas públicas envolvendo as instituições escolares e museais em parcerias educativas. No contexto da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (PR), o Programa Linhas do Conhecimento se caracteriza como uma dessas políticas, promovendo a visitação de estudantes e professores a instituições e espaços culturais da cidade articulada com o conteúdo curricular escolar. A presente pesquisa identifica como se estabelece a relação museu-escola por meio do Programa Linhas do Conhecimento em espaços de Ciências a partir do Modelo Didático de Educação Museal. Os objetivos específicos foram: i) caracterizar o Programa Linhas do Conhecimento por meio de seus documentos; ii) identificar os espaços de Ciências visitados pelo Programa Linhas do Conhecimento e iii) investigar as atividades que são realizadas nos espaços de Ciências visitados por meio do Programa. A pesquisa é de natureza qualitativa de cunho documental tendo como fontes de informação os Guias e Recursos Pedagógicos, os audiovisuais e o documento-base do Linhas do Conhecimento e como recorte as visitas realizadas em 2019 a espaços de Ciências por turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. As categorias de análise envolveram as fases de preparação, de execução e de avaliação do programa educacional. Os espaços mais visitados pelas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental foram o Museu de História Natural; o Jardim Sensorial do Jardim Botânico; a Torre Panorâmica; o Planetário do Colégio Estadual do Paraná; o Museu da Vida, o Museu Ferroviário e o Bosque Reinhard Maack. A fase de preparação do Programa evidencia uma preocupação com o enriquecimento cultural e educacional de estudantes e professores, entendendo as instituições museais como espaços formativos e parceiros corresponsáveis deste processo. Na fase de execução é possível apreender uma estreita correlação entre as temáticas dos acervos dos museus de ciências analisados e os conteúdos curriculares oficiais e uma dimensão ampliada de sua função social, vistos como detentores do patrimônio cultural e local para se vivenciar experiências sensoriais e estéticas. Por se tratar de um Programa planejado pela SME, os documentos enfatizam o papel do professor como mediador das práticas educativas realizadas a partir da visita aos museus. Da fase de avaliação compreendemos haver fortes indícios de que as motivações do professor são consideradas importantes, bem como o atendimento às suas expectativas e, ainda, a busca por verificar como ele se apropriou da ação educativa museal. Como resultado, a relação museu-escola que se estabelece é de parceria em nível institucional, necessitando avançar para o de implementação. Considerando que a pesquisa não analisou os planejamentos dos professores, não pudemos atestar se a maneira como esses se apropriam da ação educativa dos museus é da forma como foi objetivada pelo Programa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The museum-school relationship can intensify through public policy involving school institutions and museums in educational partnerships. In the context of the Municipal Education Secretariat of Curitiba (PR), the Knowledge Lines Program is characterized as one of these policy, promoting visits by students and teachers to institutions and cultural spaces in the city, articulated with the school curriculum content. This research identifies how the museum-school relationship is established through the Knowledge Lines Program in Science spaces based on the Didactic Model of Museum Education. The specific objectives were: i) to characterize the Knowledge Lines Program through its documents; ii) identify the Science spaces visited by the Knowledge Lines Program and iii) investigate the activities that are carried out in the Science spaces visited through the Program. The research is of a qualitative nature and documentary, having as sources of information the Pedagogical Guides and Resources, the audiovisuals and the base document of the Knowledge Lines and as a part of the visits made in 2019 to Science spaces by classes from the early years of elementary School. The analysis categories involved the preparation, execution and evaluation phases of the educational program. The spaces most visited by classes from the early years of Elementary School were the Museum of Natural History; the Sensorial Garden of the Botanical Gardens; the Panoramic Tower; the Planetarium of the State College of Paraná; the Museum of Life, the Railway Museum and the Reinhard Maack Wood. The Program's preparation phase shows a concern with the cultural and educational enrichment of students and teachers, understanding museum institutions as training spaces and co-responsible partners in this process. In the execution phase, it is possible to apprehend a close correlation between the themes of the analyzed science museum collections and the official curriculum content and an expanded dimension of their social function, seen as holders of cultural and local heritage to experience sensory and aesthetic experiences. As this is a program planned by the SME, the documents emphasize the teacher's role as a mediator of educational practices carried out after visiting museums. From the evaluation phase, we understand that there are strong indications that the teacher's motivations are considered important, as well as meeting their expectations, and also the search to verify how they appropriated the museum's educational action. As a result, the museum-school relationship that is established is one of partnership at the institutional level, needing to move towards implementation. Considering that the research did not analyze the teachers' plans, we could not attest to whether the way in which they appropriate the educational action of museums is the way it was aimed at by the Program.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMuseus de ciênciapt_BR
dc.subjectMuseus - Educaçãopt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleO Programa Linhas de Conhecimento e a relação museu-escolapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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