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dc.contributor.advisorSilva, Camila Silveira da, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorZanin, Alessandra da Conceição, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-03T16:44:54Z
dc.date.available2022-05-03T16:44:54Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73759
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Camila Silveira da Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 26/08/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 183-193pt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa pesquisa insere-se nas discussões sobre a formação inicial de professores(as) de Biologia e a produção de materiais didáticos. Nesse sentido, objetivamos analisar como a produção de materiais didáticos pode contribuir para o desenvolvimento dos saberes da formação profissional e disciplinar de licenciandos(as) em Ciências Biológicas. Assim, buscamos: i) identificar disciplinas, programas, projetos e ações desenvolvidas na formação inicial de professores(as) de Ciências Biológicas que permeiam a produção de materiais didáticos; ii) compreender, por intermédio dos(as) professores(as) formadores(as) em Ciências Biológicas, os saberes docentes relativos ao processo de produção de materiais didáticos; e iii) analisar como e quais espaços de ensino, pesquisa e extensão podem ser meios para o desenvolvimento de saberes relacionados ao processo de produção de materiais didáticos. Para tanto, trata-se de uma investigação qualitativa do tipo estudo de caso. Como fonte de informações utilizamos os documentos (Planos Simplificados das disciplinas, Estágio Supervisionado e Prática em Docência, Resoluções de Programas, Projetos e ações formativas) do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Também foram entrevistados(as) os(as) professores(as) formadores(as) do referido Curso. Após a constituição do corpus, os dados foram triangulados e analisados por meio da Análise de Conteúdo, com categorias a priori baseadas nos saberes docentes. Nas análises evidenciaram-se que o ato de produzir uma diversidade de materiais didáticos favorece o desenvolvimento de saberes docentes. Há aqueles relacionados ao saber da formação profissional como, avaliar um material; construir conhecimento pedagógico da área; identificar possíveis materiais para o processo de ensino e aprendizagem; (re)formular o modo de conduzir uma aula; e ainda saber orientar as próprias escolhas para o Ensino de Biologia. No que se refere aos disciplinares, o(a) licenciando(a) pode desenvolver o saber conhecer o conteúdo específico a ser ensinado; e questionar as ideias de senso comum sobre o Ensino de Ciências. De modo geral, os saberes são desenvolvidos em momentos específicos de atividades formativas à prática docente, como PIBID, Licenciar, Monitoria, orientações de Trabalho de Conclusão e em determinadas disciplinas. Consideramos que, mesmo havendo o reconhecimento do Curso como possibilidade para o desenvolvimento dos diversos saberes docentes mediante produção de materiais didáticos, há a necessidade que seja de modo homogêneo e substancial ao longo das diversas atividades formativas da Licenciatura, assim, é preciso rever e atualizar a estrutura curricular do Curso. Por fim, há um apelo para a importância de que o(a) estudante de Licenciatura produza, avalie e reestruture materiais ao Ensino de Biologia, de modo a potencializar a visão sobre o próprio processo formativo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research is part of discussions on the teacher training of Biology and the production of courseware. In this sense, we aim to analyze how the production of courseware can contribute to the development of knowledge in the professional and disciplinary in teacher training of Biology. Thus, we seek to: i) identify subjects, programs, projects and actions developed in the teacher training of Biology that permeate the production of courseware; ii) understand, through the teacher training of Biology, the teachers’ knowledge related to the production process of courseware; and iii) analyze how and which spaces for teaching, research and extension can be means for the development of knowledge related to the production process of courseware. Therefore, it is a qualitative investigation of the case study type. As a source of information, we used documents (Simplified Course Plans, Supervised Internship and Teaching Practice, Program Resolutions, Projects and training actions) from the Course of teacher training of Biology at the Federal University of Paraná. The teacher trainers of the aforementioned course were also interviewed. After the constitution of the corpus, the data were triangulated and analyzed using Content Analysis, with a priori categories based on teachers’ knowledge. The analysis showed that the act of producing a variety of courseware favors the development of teachers’ knowledge. There are those related to knowledge of professional training, such as evaluating a material; build pedagogical knowledge of the area; identify possible materials for the teaching and learning process; reformulate and formulate how to conduct a class; and also know how to guide their own choices for the Teaching of Biology. With regard to subjects, the student can develop the knowledge of the specific content to be taught; and questioning common sense ideas about Science Teaching. In general, knowledge is developed in specific moments of training activities for teaching practice, such as PIBID, LICENCIAR, Monitoria, Completion Work and in certain subjects. We believe that, even with the recognition of the Course as a possibility for the development of different teachers’ knowledge through the production of courseware, there is a need for it to be homogeneous and substantial throughout the various activities teacher training, thus, it is necessary to review and update the curricular structure of the Course. Finally, there is an appeal to the importance of the teacher training of Biology to produce, evaluate and restructure materials for the Teaching of Biology, in order to enhance the vision of the training process itself.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de biologiapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleProdução de materiais didáticos na formação inicial de professores(as) de ciências biológicas : um estudo pautado nos saberes docentes disciplinares e da formação profissionalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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