Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZanlorenzi, Marcos Aurelio, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorLourenço, Josiane Ferreira Gomes, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-03T14:25:13Z
dc.date.available2022-05-03T14:25:13Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73750
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcos Aurélio Zanlorenzipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 06/10/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A rabeca é um instrumento de corda semelhante a um violino, construído totalmente de forma artesanal. É um dos instrumentos que compõe o fandango, que é um sistema cultural que envolve danças e comidas típicas da cultura caiçara. Minha hipótese é que existe uma racionalidade matemática caiçara presente nos saberesda fabricação da rabeca. É nesse sentido que, por meio desta pesquisa, tive como objetivo pesquisar que diálogos podemos estabelecer entre essa racionalidade presente nos saberes caiçaras e a racionalidade matemática escolar, a partir das práticas socioculturais utilizadas na construção da rabeca. O campo de pesquisa foi a Ilha dos Valadares, localizada no município de Paranaguá – PR e teve acolaboração de dois mestres fandangueiros: Mestre Aorelio e Mestre Zeca. Escolhi desenvolver este estudo na Ilha dos Valadares por ser um dos lugares nos quais as manifestações do fandango ainda (re)exisiste. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de duas perspectivas metodológicas: a história oral, em sua vertente temática, e a Investigação-Ação-Participativa, por meio das quais não apenas observei e registrei a construção da rabeca pelos mestres fandangueiros,mas vivenciei esse processo, como educadora matemática e caiçara, construindo minha própria rabeca, para que pudesse compreender como se dão as relações entre os saberes presentes na construção desse instrumento. Com isso concluí que não apenas existe uma racionalidade matemática caiçara, mas que cada mestre do fandango mobiliza essa racionalidade de forma diferente na construção da rabeca. Concluí também que, se levado ao contexto escolar, esse processo pode contribuir tanto para o ensino e a aprendizagem da matemática, como para visibilizar e fortalecer a cultura caiçara.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The rabeca is a string instrument similar to a violin, built entirely by hand. It is one of the instruments that make up the fandango, a cultural system that involves typical caiçara dances and foods. My hypothesis is that there is a caiçara mathematical rationality present in the knowledge of manufacturing the rabeca. It is in this sense that,through this research, I aimed to investigate what dialogues we can establish between this rationality present in the caiçara knowledge and the school mathematical rationality, based on the sociocultural practices used at the construction of the rabeca.The research field was the Valadares Island, located in the city of Paranaguá – PR, and had the contribution of two fandangue masters: Mestre Aorelio and Mestre Zeca.I chose to develop this study on Valadares Island because it is one of the places in which the fandango manifestations still resist. This is a qualitative research carried out through two methodological perspectives: oral history, in its thematic aspect, and Action Research-Participatory, through which I not only observed and registered the construction of the rabeca by the fandango masters, but also experienced this process,as a mathematics educator and a caiçara, building my own rabeca, so that I could understand how the relations between the knowledge present in the construction of this instrument take place. Therewith I concluded that not only a Caiçara mathematical rationality exists, but that each fandango master mobilizes this rationality in a different way constructing the rabeca. I also concluded that, if taken to the school context, thisprocess can contribute both to the teaching and learning of math, and to the visibility and strengthening of the caiçara culture.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCultura Popular - Litoral do Paranapt_BR
dc.subjectCultura materialpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleA matemática utilizada pelos fandangueiros na construção da rabeca : possibilidades de diálogos com a matemática escolarpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples