Jogo de regras : uma nova proposta para o Ensino de aprendizes surdos
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Data
2022-02-22Autor
Pereira, Sirlene de Carvalho Matos, 1987-
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Resumo: A presente pesquisa bibliográfica trata-se dos resultados do trabalho de final de curso (TCC) que teve objetivo geral analisar e organizar uma sequência didática bilíngue para o uso do jogo de regras Passeio pela Nova Ortografia (ROMUALDO, CALSA, CEZAR, 2015), a partir dos resultados de pesquisas anteriores (CEZAR, 2014) e ampliando os estudos de Inácio (2018). Para tanto, optou-se pela pesquisa bibliográfica que foi dividida em três momentos: 1) levantamento em base de dados e pesquisas anteriores 2) Análise do manual sinalizado 3) criação de uma proposta bilíngue para aprendizes surdos. Os resultados demostraram que: a) no que tange ao levantamento bibliográfico nenhuma pesquisa envolvendo o tema ensino, ortografia e jogos foram encontrados; b) a análise do manual sinalizado revelou que, embora se trate de um gênero instrucional (manual do jogo) identificamos a necessidade de adaptação na linguagem do vídeo, uma vez que o jogo é destinado às crianças em idade escolar a fim de auxiliar em uma transmissão das regras com mais ludicidade e c) no que tange à proposta bilíngue selecionamos uma categoria do jogo (cartas laranjas) por termos encontrados mais sinais (87%), do que as demais cinco categorias, por se tratar de palavras com conceitos mais usuais no dia a dia. A partir disso, organizamos uma sequência didática bilíngue com uso do sistema de escrita em sinais, as etapas principais foram: a) as 40 palavras da categoria; b) sinal em libras; c) imagem do conceito abordado, uma vez que se trata de palavras isoladas; d) escrita de sinais. Como se trata de um recorte de pesquisa, pelo jogo conter seis categorias, o mesmo procedimento pode ser adotado para as demais. A presente proposta contribui diretamente com a elaboração de materiais bilíngues a fim de auxiliar na aprendizagem dos surdos – formação de professores. Abstract: This bibliographic review is the outcome of a graduation essay which main objective was to analyze and set a bilingual didactic sequence using the orthographic conventions game Strolls on the New Orthography (ROMUALDO, CALSA, CEZAR 2015), grounded on previous research (CEZAR, 2014) and broadening the studies by Inácio (2018). To do so, the bibliographic review was divided into three steps: 1) Survey on databanks and previous research 2) Analysis of the tutorial in sign language 3) Development of a bilingual proposal for Deaf learners. The results have shown that: a) the search on teaching, orthography, and game retrieved no results; b) the analysis of the tutorial video in sign language has shown that, even though it is an instructional text, an adaptation of the style is needed once it is directed to school-age children (to facilitate the ludic understanding of the rules); and c) as to the bilingual approach, we have selected one category of the game (the orange cards) which had more equivalent signs when compared to the other categories (87%), with meanings more frequently related to everyday routines. From that, we have set a bilingual didactic sequence using signwriting with the following steps: a) 40 words of the category; b) sign in Libras (Brazilian Sign Language); c) depicture of the concept, once it is an isolated word; d) signwriting. This procedure can be applied to the other five categories of the game. Our proposal contributes directly to the creation of bilingual resources. It can also aid the learning of the Deaf and teacher training programs.
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- Letras Libras [86]