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dc.contributor.advisorSilva, Lídia dapt_BR
dc.contributor.authorMoreno, Daniel, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libraspt_BR
dc.date.accessioned2022-02-21T15:33:18Z
dc.date.available2022-02-21T15:33:18Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73502
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Lídia da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libraspt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 30-31pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir uma proposta de ensino de vocabulário para aprendizes do nível básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) como L2, ancorando-se na perspectiva da teoria da complexidade (LARSENFREEMAN, 1997; PAIVA, 2005, 2011, 2014, 2019). A metodologia adotada no trabalho é bibliográfica, qualitativa e descritiva. Como resultado, obteve-se uma proposta didática intitulada "Quem e como somos", que foi apresentada e discutida tendo em vista as bases da teoria da complexidade e aproximações das concepções do ensino baseado em tarefas (ELLIS, 2006; SILVA, 2021). A análise aponta para o fato de que as tarefas apresentam as mesmas características do sistema complexo: são abertas e suscetíveis a ações externas, imprevisíveis, dinâmicas, adaptáveis, caóticas, não lineares, sensíveis às condições iniciais, auto-organizáveis e sensíveis a feedbacks. Conclusivamente, o trabalho indica a existência de possibilidades de ensino de vocabulário de uma forma contextualizada, complexa e dinâmica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper aims to present and discuss a proposal for teaching vocabulary for basic level learners of Brazilian Sign Language (Libras) as L2, anchoring itself in the perspective of complexity theory (LARSEN-FREEMAN, 1997; PAIVA, 2005, 2011, 2014, 2019). The methodology adopted in this paper is bibliographical, qualitative, and descriptive. As a result, a didactic proposal entitled "Who and how we are" was developed, and then presented and discussed based on the complexity theory and approaches to the concepts of task-based teaching (ELLIS, 2006; SILVA, 2021). Analysis points out that tasks present the same characteristics of the complex system, namely: they are open and susceptible to external actions, unpredictable, dynamic, adaptable, chaotic, non-linear, sensitive to initial conditions, self-organizing and sensitive to feedbacks. In conclusion, this paper indicates possibilities for teaching vocabulary in a contextualized, complex, and dynamic way.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (37 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)pt_BR
dc.subjectVocabulario - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDidática - Educaçãopt_BR
dc.titleO ensino de vocabulário para aprendizes de Libras L2 : uma proposição didática ancorada na perspectiva da complexidadept_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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