Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983-pt_BR
dc.contributor.authorSpelling, Germano Weniger, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libraspt_BR
dc.date.accessioned2022-02-17T22:30:58Z
dc.date.available2022-02-17T22:30:58Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73496
dc.descriptionOrientadora: Kelly Priscilla Lóddo Cezarpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libraspt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 19-21pt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa tem por objetivo apresentar a história da mulher surda no contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) criando uma história em quadrinhos (HQ). É de natureza bibliográfica-documental, dividida em dois grandes momentos: 1) Criação do roteiro histórico-documental da época enfatizando a cultura surda e 2) Criação da HQ sinalizada (ALMEIDA e CEZAR, 2018). Os dados históricos do roteiro foram tratados a partir dos resultados de Spelling, Silva (2018), que investigou as práticas aplicadas pelo regime nazista sobre pessoas surdas e mostraram que foram submetidas a eugenia, a eutanásia, a esterilização, bem como a abortos forçados na expectativa de que as pessoas surdas fossem eliminadas em futuras gerações arianas. Os dados da presente criação apresentaram um marco na história dos surdos como aspecto cultural e histórico, tendo como foco uma personagem surda como forma de identificação de identidade no gênero história em quadrinhos como um recurso disponível de aprendizagem para comunidade surda. A escolha pelo modelo proposto por Cezar e Almeida (2018), deve-se principalmente pela criação de sinalários e marcações linguísticas pertencentes à comunidade surda. A proposta de investigação visa contribuir com a elaboração de materiais próprios para a cultura surda e desmistificar a ideia de que o surdo tem dificuldade de compreensão de leitura, pois, a principal dificuldade não está nos surdos, mas em materiais e metodologias desenvolvidas para e pelos ouvintes, sem adaptações que garantam a acessibilidade e compreensão no contexto da cultura surda ao leitor surdo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The research aims to present the history of deaf women in the context of World War II (1939-1945). This works is bibliographic/document analysis oriented, and is divided into two major steps: 1) Writing of the historical-documentary script of the time emphasizing the deaf culture and 2) Development of the graphic novel (ALMEIDA and CEZAR, 2018). The historical data of the script derive from my previous undergraduate research (Spelling, 2018), in which I investigated the practices applied by the Nazi regime to deaf people; it was shown that thousands of deaf people underwent eugenics, euthanasia, sterilization as well as forced abortions aiming the elimination of deaf people in future Aryan generations. This work presents a milestone in the history of the deaf under a cultural and historical perspective, as well as the presence of a main character who is deaf herself. These choices bring the graphic novel genre closer to an available learning resource for countless deaf people. I follow the model proposed by Cezar and Almeida (2018) mainly due to the creation of sign glossaries and linguistic markings belonging to the deaf community. This work’s purpose is to contribute to the elaboration of reading materials suitable for deaf culture and to demystify the idea that deaf people have difficulty in reading comprehension. The main difficulty is not in the deaf herself, but in materials and methodologies developed for and by hearing, without adaptations that ensure accessibility and comprehension in the context of deaf culture to the deaf reader.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (21 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSurdos - Históriapt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectComunicação de massa na educação - Historia em quadrinhospt_BR
dc.titleHQ Bilíngue : a mulher surda na 2ª Guerra Mundialpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples