• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Letras Libras
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Letras Libras
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A importância da interação familiar para o processo de aquisição de primeira língua da criança surda

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-M-Desyrre_Reis_Mendes.pdf (1.054Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Mendes, Desyrre Reis, 1998-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho de conclusão de curso aborda como teoria principal o sociointeracionismo de Vygostky, visando a importância da interação com outro. Também utiliza como base os estudos de Quadros e Guarinello. Apresenta a análise de seis vídeos de uma criança surda chamada Fiorella, os vídeos selecionados mostram seus pais dialogando com sua filha em Libras, filmando o desenvolvimento dela desde os seus cinco meses até os seus quatro anos de idade. O objetivo principal dessa pesquisa é expor que quando se tem uma interação familiar em Libras e um ambiente linguístico adequado, a aquisição da primeira língua da criança surda é efetiva e seu desenvolvimento linguístico e de aprendizagem é natural. O método utilizado foi o netnográfico, buscando analisar vídeos para mostrar a realidade em que vive uma criança surda aprendendo sua língua materna que é a Libras. Os resultados das análises evidenciaram descobertas e avanços relacionadas ao seu desenvolvimento linguístico, concluindo que a interação da família para com a criança surda faz total diferença na aquisição de sua L1.
     
    Abstract: This is Graduation final paper approaches as it is main theory Vygostky's sociointeractionism, aiming at the importance of interaction with others. It also uses as base the studies of Quadros and Guarinello. It presents the analysis of six videos of a deaf child named Fiorella, the selected videos show her parents dialoguing with their daughter in Brazilian Sign Language (LIBRAS), it is filming her development from the age of five months to four years old. The main objective of this research, is to expose that when there is a family interaction in Brazilian Sign Language and an appropriate linguistic environment, the acquisition of the first language of the deaf child is effective and it is linguistic and learning development is natural. The method used was netnographic, seeking to analyze videos to show the reality in which a deaf child lives as they learn their native language, which is Libras. The results of the analysis showed discoveries and advances related to their linguistic development, concluding that the interaction of the family with the deaf child makes a total difference in the acquisition of their first language (L1) as Brazilian Sign Language
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/73359
    Collections
    • Letras Libras [86]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV