dc.description.abstract | Resumo : Aponta o uso do vídeo de entretenimento como um recurso audiovisual apropriado ao processo educativo, desde que devidamente associado aos conteúdos escolares. Salienta o professor como elemento mediador, fundamental para a utilização adequada do recurso, instigando no aluno a associação do conhecimento com a própria realidade social. Analisa o uso e a importância da imagem no meio escolar, alertando para os efeitos negativos tais como violência e comportamento de consumo, abordando a contribuição do professor para a desmistificação de alguns dos valores e conceitos embutidos nas imagens veiculadas pela mídia. Reflete sobre o uso do vídeo na escola como prática pedagógica, nem sempre imbuída da intenção educativa, enfocando o cuidado que o professor deve ter na escolha e na seleção dos vídeos, adotados para o trabalho em sala, considerando os aspectos de qualidade, atratividade, relevância do conteúdo e adequação a faixa etária, Refere-se a fita de vídeo enquanto suporte das produções cinematográficas apresentando a sua classificação, em gêneros. Enfatiza a importância da análise de conteúdo para a interpretação das gravações, bem como a necessidade de sua representação descritiva, organizada e sistematizada para facilitar o acesso. Disponibiliza, como fonte de consulta aos educadores, as análises de 25 vídeos, apresentados na forma de guia, no qual os conteúdos estão separados por disciplina, organizados dos gerais aos específicos, após seleção feita com base em pesquisa com quinze professores da escola, David Carneiro, da rede municipal de Araucária. Utiliza como metodologia para a construção do guia, o estabelecimento de relações entre as cenas dos vídeos e os conteúdos de 1ª a 4ª séries do Curriculo Básico para a Escola Pública do Paraná. | pt_BR |