• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Do entretenimento ao ensino : um indicativo de vídeos para uso na educação fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    MARCIA-PATRICIA-KULIGOVSKI.pdf (13.45Mb)
    Data
    2001
    Autor
    Kuligovski, Marcia Patricia
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Aponta o uso do vídeo de entretenimento como um recurso audiovisual apropriado ao processo educativo, desde que devidamente associado aos conteúdos escolares. Salienta o professor como elemento mediador, fundamental para a utilização adequada do recurso, instigando no aluno a associação do conhecimento com a própria realidade social. Analisa o uso e a importância da imagem no meio escolar, alertando para os efeitos negativos tais como violência e comportamento de consumo, abordando a contribuição do professor para a desmistificação de alguns dos valores e conceitos embutidos nas imagens veiculadas pela mídia. Reflete sobre o uso do vídeo na escola como prática pedagógica, nem sempre imbuída da intenção educativa, enfocando o cuidado que o professor deve ter na escolha e na seleção dos vídeos, adotados para o trabalho em sala, considerando os aspectos de qualidade, atratividade, relevância do conteúdo e adequação a faixa etária, Refere-se a fita de vídeo enquanto suporte das produções cinematográficas apresentando a sua classificação, em gêneros. Enfatiza a importância da análise de conteúdo para a interpretação das gravações, bem como a necessidade de sua representação descritiva, organizada e sistematizada para facilitar o acesso. Disponibiliza, como fonte de consulta aos educadores, as análises de 25 vídeos, apresentados na forma de guia, no qual os conteúdos estão separados por disciplina, organizados dos gerais aos específicos, após seleção feita com base em pesquisa com quinze professores da escola, David Carneiro, da rede municipal de Araucária. Utiliza como metodologia para a construção do guia, o estabelecimento de relações entre as cenas dos vídeos e os conteúdos de 1ª a 4ª séries do Curriculo Básico para a Escola Pública do Paraná.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/73315
    Collections
    • Gestão da Informação [583]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV