Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrandão, Rodrigo, 1976-pt_BR
dc.contributor.authorSchuartz, Paula, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-24T16:35:57Z
dc.date.available2022-03-24T16:35:57Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73264
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Rodrigo Brandãopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia. Defesa : Curitiba, 25/06/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 95-98pt_BR
dc.description.abstractResumo: O estudo acerca do Ensino de Filosofia a partir de textos de Rousseau visa à fundamentação teórica e prática do uso dos textos de filosofia na sala de aula para estudantes do ensino médio, utilizando textos especificamente do filósofo mencionado. Na realização da prática, utilizou-se as metodologias ativas, em especial a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Para tal, o trabalho se divide em três etapas. Na primeira etapa, avaliam-se os textos filosóficos de Rousseau como uma metodologia de ensino e qual o seu lugar nas aulas de filosofia, e as metodologias ativas como caminho. A segunda etapa se trata das teorias de Rousseau, ou seja, o que o filósofo indica e como se podem interpretar seus conceitos, bem como a maneira como estes textos e temáticas trazidas pelo autor poderão se relacionar com a ética e com os conteúdos de filosofia para estudantes do ensino médio. E, por fim, na terceira parte a estrutura das aulas utilizando textos de Rousseau através da ABP, a sequenciação didática, a aplicação e os resultados práticos da pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The study about the Philosophy teaching from Rousseau's texts aims at providing a theoretical and practical basis for the use of philosophy texts in the classroom for high school students, using texts specifically from the philosopher mentioned above. In carrying out the practice, active methodologies were used, in particular Problem-Based Learning (PBL). Thus, the work is divided into three stages. In the first stage, Rousseau's philosophical texts are evaluated as a teaching methodology and its place in philosophy classes, and the active methodologies as a path. The second stage deals with Rousseau's theories, that is, what the philosopher indicates and how his concepts can be interpreted, as well as a way in which these texts and themes brought by the author relate to ethics and the contents of philosophy for high school students. And finally, in the third part, the structure of the classes using Rousseau's texts through PBL, a didactic sequencing, the application and the practical results of the research.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (102 p.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRousseau, Jean-Jacques, 1712-1778pt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleEnsino de Filosofia com textos de Rousseau : uma possibilidade a partir de metodologias ativaspt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples