• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016039P7 ; 40001016170P6 Programa de Pós-Graduação em Filosofia
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016039P7 ; 40001016170P6 Programa de Pós-Graduação em Filosofia
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Ensino de Filosofia com textos de Rousseau : uma possibilidade a partir de metodologias ativas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - PAULA SCHUARTZ.pdf (735.9Kb)
    Data
    2021
    Autor
    Schuartz, Paula, 1990-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O estudo acerca do Ensino de Filosofia a partir de textos de Rousseau visa à fundamentação teórica e prática do uso dos textos de filosofia na sala de aula para estudantes do ensino médio, utilizando textos especificamente do filósofo mencionado. Na realização da prática, utilizou-se as metodologias ativas, em especial a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Para tal, o trabalho se divide em três etapas. Na primeira etapa, avaliam-se os textos filosóficos de Rousseau como uma metodologia de ensino e qual o seu lugar nas aulas de filosofia, e as metodologias ativas como caminho. A segunda etapa se trata das teorias de Rousseau, ou seja, o que o filósofo indica e como se podem interpretar seus conceitos, bem como a maneira como estes textos e temáticas trazidas pelo autor poderão se relacionar com a ética e com os conteúdos de filosofia para estudantes do ensino médio. E, por fim, na terceira parte a estrutura das aulas utilizando textos de Rousseau através da ABP, a sequenciação didática, a aplicação e os resultados práticos da pesquisa.
     
    Abstract: The study about the Philosophy teaching from Rousseau's texts aims at providing a theoretical and practical basis for the use of philosophy texts in the classroom for high school students, using texts specifically from the philosopher mentioned above. In carrying out the practice, active methodologies were used, in particular Problem-Based Learning (PBL). Thus, the work is divided into three stages. In the first stage, Rousseau's philosophical texts are evaluated as a teaching methodology and its place in philosophy classes, and the active methodologies as a path. The second stage deals with Rousseau's theories, that is, what the philosopher indicates and how his concepts can be interpreted, as well as a way in which these texts and themes brought by the author relate to ethics and the contents of philosophy for high school students. And finally, in the third part, the structure of the classes using Rousseau's texts through PBL, a didactic sequencing, the application and the practical results of the research.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/73264
    Collections
    • Dissertações [194]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV