dc.contributor.author | Lucion, Nathalie | |
dc.contributor.editor | Lucion, Nathalie. | pt_BR |
dc.coverage.temporal | Abril de 2021 à Dezembro de 2021. | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-01-31T22:11:30Z | |
dc.date.available | 2022-01-31T22:11:30Z | |
dc.date.issued | 2021-12 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/73202 | |
dc.description | Em "Desvendando o alimento - Parte 1", trazemos algumas discussões sobre como alimentar-se, um ato cotidiano, está relacionado com o espaço, com a nossa cultura, economia, sociedade. Do arroz e feijão até o refrigerante, exploramos como a alimentação, um direito, passa a ser vista como mercadoria. Partindo das muitas facetas que envolvem a alimentação, esse vídeo destaca temas como a agricultura industrial (ou agronegócio) e seus impactos; sistema agroalimentar e seu controle sobre tudo que envolve o alimento; e como essas questões se desdobram sobre a fome.
"Desvendando o alimento - Parte 2" dá continuidade as discussões do vídeo anterior. Nele, são apontadas esperanças e possibilidades de transformar os contextos alimentares marcados pelo lucro incessante.
Abordamos a importância do Direito Humano à Alimentação Adequada; sobre a rede de agricultores que produzem alimentos para todos; além de formas alternativas de produção e comercialização de alimentos que se opõem ao sistema agroalimentar - como a Agroecologia e a Agricultura urbana. | pt_BR |
dc.description.abstract | "Desvendando o alimento" é o título dado a dois vídeos didáticos, direcionados ao Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio, que abordam a questão da alimentação desde a perspectiva da Geografia. São tratados múltiplos temas que envolvem a alimentação, entre eles: alimentação cotidiana, modos de produção, sistema agroalimentar, Direito Humano à Alimentação Adequada, rede de agricultores, Agroecologia e Agricultura Urbana. Estes vídeos apresentam abordagens alternativas e críticas sobre a alimentação se comparadas às sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular. Para subsidiar educadores no trabalho com os vídeos, foi produzido o "Caderno de Propostas ao Educador". | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alimentação | pt_BR |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Modos de produção de alimentos | pt_BR |
dc.subject | Sistema Agroalimentar | pt_BR |
dc.subject | Agroecologia e Agricultura Urbana | pt_BR |
dc.subject | Direito Humano à Alimentação Adequada | pt_BR |
dc.subject | Agronegócio | pt_BR |
dc.title | Desvendando o alimento | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.format.color | color | pt_BR |
dc.format.duration | Os dois vídeos totalizam 15 minutos e 20 segundos. | pt_BR |
dc.description.conservation | A obra encontra-se em formato de vídeo narrado, contendo imagens, figuras, esquemas explicativos e curtos vídeos que trazem um panorama do que está sendo explicado. | pt_BR |
dc.format.original | original | pt_BR |