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    Educação em saúde como intervenção no atendimento na demanda

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    R - E - WESLLEY ADRIANO CUSTODIO DE GODOI.pdf (1.218Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Godoi, Weslley Adriano Custódio de, 1979-
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Introdução: O plano de intervenção foi realizado na unidade de saúde da Família, do bairro Vila C, no município de Foz do Iguaçu PR. A equipe Acolher 2, vinha apresentando problemas referentes ao atendimento a demanda espontânea, pois estava focada nos atendimentos à demanda programada, ocasionando em atendimentos pouco resolutivos. Objetivos: Reestruturar o fluxo de acesso dos usuários ao atendimento de saúde, destinando vagas para atendimentos das demandas espontâneas e programadas, por meio de ações educativas e elaborando um infograma do fluxo de atendimento da equipe. Método: Foi realizado uma pesquisa ação, sendo definido como um tipo de pesquisa social com base empírica, que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação, ou mais, e com a resolução de um problema coletivo. Resultado e discussão: A intervenção foi realizada por todos os membros da equipe: médico, enfermeira, ACS no momento de acolhimento desses pacientes que chegavam à unidade de saúde, foi criado um infograma para direcionamento das demandas e organização da agenda, visando a abordagem do acesso avançado, priorizando a atendimento no mesmo dia das queixas mais urgentes. Considerações Finais: Espera-se que a longo prazo a equipe tenha alcançado êxito na implantação das melhorias, fornecendo um serviço de qualidade ao usuário com capacidade de encaminhar ao atendimento necessário de acordo com o seu problema e prioridade. Uma equipe que trabalha unida e alinhada consegue realizar grandes avanços, sempre garantindo um atendimento humanizado, resolutivo e de qualidade aos usuários.
     
    Abstract: Introduction: The intervention plan was carried out at the Family Health Unit, in the Vila C neighborhood, in the municipality of Foz do Iguaçu PR. The Acolh 2 team, had been presenting problems regarding the attendance to the spontaneous demand, because it was focused on the attendance to the scheduled demand, causing in little resolving attendances. Objectives: Restructure the flow of access for users to health care, allocating vacancies to meet spontaneous and programmed demands, through educational actions and developing an infographics of the team's service flow. Method: An action research was carried out, being defined as a type of empirical based social research, which is conceived and carried out in close association with an action, or more, and with the resolution of a collective problem. Result and discussion: The intervention was carried out by all members of the team: doctor, nurse, ACS at the moment of welcoming these patients who arrived at the health unit, an infogram was created to direct the demands and organize the agenda, aiming at addressing the advanced access, prioritizing same-day care for the most urgent complaints. Final Considerations: It is expected that in the long term the team will have succeeded in implementing the improvements, providing a quality service to the user with the ability to refer to the necessary service according to their problem and priority. A team that works together and aligned is able to make great advances, always guaranteeing a humanized, resolutive and quality service to users.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/73024
    Collections
    • Atenção Básica [354]

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