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dc.contributor.authorSimões, Renata Szuparitspt_BR
dc.contributor.otherSeima, Márcia Daniele, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Atenção Básicapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-30T13:52:05Z
dc.date.available2021-12-30T13:52:05Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/73014
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Marcia Daniele Seimapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Atenção Básicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Introdução: o plano de intervenção que trata do tema educação em saúde: prevenção a Hipertensão Arterial Sistêmica em uma Unidade de Saúde de Cornélio Procópio - Paraná. É um resultado do curso de especialização em Atenção Básica da UFPR, financiado pelo UNA-SUS. Objetivo: Implementar medidas educativas de prevenção a hipertensão arterial sistêmica aos pacientes da unidade de saúde da vila Santa Terezinha, no município de Cornélio Procópio, no Paraná. Método: trata-se de um estudo descritivo, por meio de um projeto de intervenção, com o objetivo de propor soluções para os nós críticos do problema da Hipertensão Arterial na comunidade atendida pela unidade de Saúde. Assim, as operações necessárias foram À educação em saúde através de roda de conversa para ampliar os conhecimentos de toda a comunidade e dos hipertensos, sobre características da doença e alimentação saudável, além de trabalhar com a prevenção. Será realizado também a formação de dois grupos na unidade: um grupo de caminhada e atividade física; e um grupo antitabagista, com o objetivo de trabalhar temas a respeito da redução e cessação do vício. Todavia, devido À ocorrência da pandemia do novo Coronavírus - COVID 19, as atividades planejadas não foram iniciadas, pelo direcionamento do trabalho e mudança nos protocolos de atendimento na unidade de Saúde. Resultados e Discussão: Mediante o planejamento das ações/operações deste projeto de intervenção, já haviam sido realizadas duas reuniões com a equipe de saúde envolvida, para dar andamento às ações e organizar a abordagem à comunidade e aos usuários hipertensos atendidos pela Unidade, com o apoio de profissionais multidisciplinares, regentes de assuntos pertinentes ao grupo dos hipertensos e grupo antitabagismo. Essas duas reuniões foram realizadas no mês de fevereiro de 2020, antes de começarem os protocolos para atendimento ao COVID. Na primeira reunião, participaram seis pessoas da equipe, sendo a médica, a enfermeira, técnica de enfermagem, a farmacêutica e dois agentes comunitários de saúde. O objetivo dessa reunião foi expor o projeto e quais seriam as intervenções, bem como seriam realizadas na comunidade. Na segunda reunião, participaram oito pessoas, sendo a médica, a enfermeira, técnica de enfermagem, a psicóloga, a nutricionista, a farmacêutica e dois agentes comunitários de saúde. Nesta reunião, além de explorar as ações de intervenção, foi evidenciada a importância da participação da nutricionista e da psicóloga. A equipe envolvida nas ações considerou a abordagem eficiente e importante de ser realizada no momento planejado com a comunidade e ficaram satisfeitas em poder participar dessa melhoria através da educação em saúde. Considerações finais: Trabalhar com educação em saúde através de grupo de hipertensos é a estratégia mais indicada na atualidade, pois proporciona uma troca de informações e experiências, fazendo com que os próprios hipertensos sejam autores de mudanças em sua saúde.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Introduction: the intervention plan that addresses the issue of health education: prevention of systemic arterial hypertension in a health unit in Cornélio Procópio - Paraná. It is a result of the specialization course in basic care at UFPR, funded by una- sus. Objective: to implement educational measures to prevent systemic arterial hypertension to patients at the health unit in the village of Santa Terezinha, in the municipality of Cornélio Procópio, Paraná. Method: this is a descriptive study, through an intervention project, with the objective of proposing solutions for critical nodes of the problem of arterial hypertension in the community served by the health unit. Thus, the necessary operations were health education through a conversation circle to expand the knowledge of the entire community and hypertensive patients, about the characteristics of the disease and healthy eating, in addition to working with prevention. The formation of two groups in the unit will also be carried out: a group of walking and physical activity; and an anti-smoking group, with the aim of working on issues related to the reduction and cessation of addiction. However, due to the occurrence of the pandemic of the new covid coronavirus 19, the planned activities were not started, due to the direction of work and changes in the care protocols at the health unit. Results and discussion: Therefore, the educational activities in the unit are being resumed little by little, so the organization of the initial conversation circles through the lectures on knowledge of hypertension and healthy eating that were deferred, will be evaluated before the opportune time to schedule the days of performance in the following months, since the demand in the unit has increased and the professionals are overloaded in the middle of essential services. Final considerations: Working with health education through a group of hypertensive individuals is the most indicated strategy today, as it provides an exchange of information and experiences, making the hypertensive themselves be authors of changes in their health.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ([30 p.]) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectHipertensãopt_BR
dc.subjectEducação sanitáriapt_BR
dc.subjectCuidados Primários de Saúdept_BR
dc.titleEducação em saúde : prevenção a hipertensão arterial sistêmica em uma Unidade de Saúde de Cornélio Procópio - Paranápt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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