Uso racional de benzodiazepínicos : educação em saúde na Atenção Básica
Resumo
Resumo: O plano de Intervenção que trata do uso racional dos Benzodiazepínicos na Atenção Básica é um resultado do Curso de Especialização em Atenção Básica da UFPR, financiado pelo UNA-SUS. O objetivo principal deste trabalho é promover o uso racional de benzodiazepínicos na população usuária desses fármacos. A pesquisa-ação realizada em estreita associação com a resolução de um problema coletivo, foi o método utilizado neste plano. Foram desenvolvidas orientações com o auxílio de cartazes e panfletos, contendo informações sobre o uso irracional destes fármacos. Após consulta médica de 61 usuários, 10 conseguiram parar a medicação, 30 reduziram a dose sem interromper o medicamento e 21 mantiveram a mesma dosagem que já utilizavam. Considera-se que as medidas educativas desenvolvidas no estudo, impactaram positivamente na população da Unidade de Saúde. Os usuários foram diretamente beneficiados com a retirada ou redução dos fármacos em questão, e aprenderam sobre os efeitos do uso contínuo destes medicamentos. Dentre as limitações do projeto, inclui-se a dificuldade de compreensão e adesão à proposta, influência da dependência de alguns, e a ausência de acesso ao atendimento especializado. Os objetivos foram atingidos, considerando-se as ações de educação em saúde realizadas em busca da promoção do uso racional de benzodiazepínicos. Abstract: The intervention plan that concerns the rational use of the Benzodiazepines in Primary Care is a result of the Specialization Course in Primary Care of Federal University of Paraná (UFPR), financed by UNA-SUS. The main objective of this project is to promote the rational use of benzodiazepines in the user population of these medicines. The action research carried out in a close association with the resolution of a collective problem was the method used in this plan. Orientations were developed with the help of posters and pamphlets, containing information about the irrational use of these drugs. After medical appointment of 61 patients, 10 managed to stop the medication, 30 reduced the dose without interrupting the medication and 21 maintained the same dosage they were already using. It is considered that the educational measures developed in the study had a positive impact on the population of the Health Unit. Users have been directly benefited from the withdrawal or reduction of the drugs in question, and have learned about the effects of continued use of these drugs. Among the limitations of the project, can be included the difficulty of understanding and adhering to the proposal, influence of the dependence of some, and the lack of access to specialized service. The objectives of this work were achieved, considering the health education actions carried out in search of promoting the rational use of benzodiazepines.
Collections
- Atenção Básica [354]